Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

José Domingos Brito - Memorial quarta, 22 de março de 2023

OS BRASEIROS: PASCHOAL CARLOS MAGNO (ARTIGO DE JOSÉ DOMINGOS BRITO, COLUNISTA DO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO)

 

OS BRASILEIROS: Paschoal Carlos Magno

José Domingos Brito

 


 

Paschoal Carlos Magno nasceu no Rio de Janeiro, RJ, em 13/1/1906. Advogado, ator, poeta, crítico literário, dramaturgo, diplomata e “agitador cultural oficial” no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). Foi um dos renovadores do teatro brasileiro ao criar a figura do diretor teatral e impulsionar a formação e profissionalização de atores.

 

Filho de Filomena Campanella e Nicola Carlomagno, imigrantes italianos, teve sua primeira atuação na peça Abat-Jour, em 1926. Em seguida passou a exercer a crítica literária n’O Jornal. Junto com sua amiga Ana Amélia Mendonça, fundou a Casa do Estudante do Brasil-CEB, em 1929, mesmo ano em que formou-se em Direito. No ano seguinte foi premiado pela ABL-Academia Brasileira de Letras por sua peça Pierrot. Ingressou na carreira diplomática e passou 3 anos na Europa, regressando ao Brasil em 1936. Voltou decidido a modernizar o teatro brasileiro e inicia uma campanha para a criação do  Teatro do Estudante do Brasil-TEB, inaugurado em 1938.

 

Inspirado nos teatros universitários europeus, tinha dois propósitos: estabelecer uma função pedagógíca, com a formação teatral, e outra artística, com a função do diretor teatral. Em 10/2/1938 publicou um anúncio no jornal Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro: “Estão convidados os estudantes de ambos os sexos que estejam interessados no Teatro Universitário[…]. À maneira do que se efetua nas universidades europeias e americana, este núcleo teatral realizará um movimento de cultura por intermédio do teatro”. O TEB foi bem-sucedido e 10 anos depois estava apresentando a peça Hamlet, de Shakespeare, e revelando o talentoso ator Sergio Cardoso. No ano seguinte (1949) comandou o “Festival Shakespeare”, onde foram encenadas as peças Romeo e Julieta, Macbeth e Uma noite de verão.

 

Pouco antes, em 1946, sua peça Tomorrow will be diferente foi encenada em Londres e outras cidades da Europa, tendo boa aceitação da crítica. A fim de tornar o TEB conhecido em âmbito nacional, realizou uma extensa turnê pelo norte e nordeste do Brasil, em 1951. Por esta época afastou-se do TEB e criou e Teatro Duse (atual Teatro Duse-Casa Paschoal Carlos Magno) em seu casarão no bairro Santa Teresa, revelando autores como Antonio Callado e Rachel de Queiroz, e funcionou com entrada franca até 1956. Neste ano, o presidente Juscelino Kubitschek toma posse e elege-o “agitador cultural oficial”, encarregando-o de dinamizar a cultura e buscar talentos artísticos em todo o País.

 

Iniciou em 1958 com o 1º Festival Nacional de Teatros de Estudantes, no Recife, reunindo mais de 800 jovens, revelando João Cabral de Melo Neto, com a peça Morte e Vida Severina , e de Antônio Abujamra como diretor teatral. O 2º Festival ocorreu em Santos (SP), com 2 mil estudantes e a revelação de José Celso Martinez Correia, Etty Fraser e Amir Haddad. O 3º se deu em 1961 em Brasília com 23 grupos teatrais. No ano seguinte realizou o 4º Festival em Porto Alegre, com mais de mil participantes. O 5º Festival foi realizado em 1968 na Guanabara.  

 

Com tal desempenho, foi nomeado secretário-geral do Conselho Nacional de Cultura, em 1962, quando organizou a “Caravana da Cultura”, percorrendo os estados Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Alagoas com 256 jovens em espetáculos teatrais, de dança e música. Com o Golpe Militar de 1964 foi afastado da carreira diplomática, mas não deixou de continuar como “agitador cultural”. Em 1965 criou a “Aldeia de Arcozelo” em Paty do Alferes (RJ), uma fazenda histórica que recebeu como doação de João Pinheiro Filho, com o propósito de fazer uma escola de teatro e local de retiro de artistas. Para realizar o empreendimento, teve que vender seu casarão de Santa Teresa e gastou todos seus bens no projeto. Mesmo assim, realizou aí o 6º e último Festival de Teatro, em 1971.

 

Hoje a Aldeia de Arcozelo abriga o Centro Cultural Paschoal Carlos, mantido pela FUNARTE-Fundação Nacional de Artes, numa área de 51.000 m². Porém, segundo informações obtidas na Wikipedia, o local está abandonado em precário estado de conservação, fruto do descaso das autoridades e com visitação suspensa. Seu último projeto cultural foi a “Barca da Cultura”, que navegou pelo rio São Francisco de Pirapora a Juazeiro levando espetáculos pelas cidades no percurso. 

 

Ao completar 70 anos, Carlos Drummond de Andrade prestou-lhe homenagem com uma crônica publicada no Jornal do Brasil, em 16/1/1976, concluindo: “por sua vida curtida e generosa, hoje deveria ser feriado nacional”.  Faleceu em 24/5/1980 e 2 anos depois foi homenageado com seu nome dado ao teatro de Hamburgo (RS). Em 2009 Fabiana Siqueira Fontana apresentou uma dissertação de mestrado na UFRJ, transformada em livro publicado em 2016 pela FUNARTE: O teatro do Estudante do Brasil de Paschoal Carlo Magno. Trata-se do histórico da modernização do teatro brasileiro. Segundo o crítico Yan Michalsky "Paschoal Carlos Magno, pessoa física, foi na verdade uma instituição: sozinho, embora sempre ajudado por legiões de jovens que ele sabia contagiar com a mística das suas utopias”.

 


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