Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão quinta, 10 de março de 2022

PAULISTÃO 2022: CHOQUE-REI NO MORUMBI É OPORTUNIDADE DE ABEL FERREIRA VENCER ROGÉRIO CENI PELA PRIMEIRA VEZ

Choque-Rei no Morumbi é oportunidade de Abel Ferreira vencer Rogério Ceni pela primeira vez

Treinador do São Paulo defende invencibilidade de quatro partidas diante do técnico português do Palmeiras; rivais se enfrentam em duelo atrasado do Paulistão

Ricardo Magatti, O Estado de S.Paulo

10 de março de 2022 | 05h00

Abel Ferreira tem quatro taças em 16 meses de Palmeiras, números impressionantes e marcas históricas. No entanto, ainda não venceu Rogério Ceni. O clássico contra o São Paulo nesta quinta-feira, às 20h30, no Morumbi, que poderá voltar a receber 100% de sua capacidade após a liberação do governo estadual, é a quinta oportunidade em que o português tenta derrotar o ex-goleiro. A partida atrasada da quarta rodada do Campeonato Paulista tem exibição no Paulistão Play e Premiere.

Abel, sempre no comando alviverde, foi derrotado por Ceni nos quatro confrontos entre os dois. Ceni soma três triunfos quando estava à frente do Flamengo e um como técnico do São Paulo, no fim do ano passado. Naquele Choque-Rei, o Palmeiras jogou com reservas porque a prioridade era a final da Libertadores com o Flamengo, e perdeu por 2 a 0 em casa para o time tricolor, que comemorou muito o triunfo, determinante para escapar do rebaixamento.

 
 
Rogério Ceni defende invencibilidade de quatro jogos contra Abel Ferreira
Rogério Ceni defende invencibilidade de quatro jogos contra Abel Ferreira Foto: Rubens Chiri/SPFC e Cesar Greco/Palmeiras
 

Com o Flamengo, Ceni venceu Abel no Campeonato Brasileiro de 2020 (2 a 0) e de 2021 (1 a 0). Na Supercopa do Brasil, houve empate por 2 a 2, mas a equipe carioca faturou nos pênaltis o torneio.

O momento positivo do Palmeiras traz tranquilidade para Abel, mas a desvantagem no retrospecto incomoda um pouco o técnico, que escalou uma formação quase toda reserva diante do Guarani - dos titulares, apenas Weverton e Gómez começaram o jogo - e indicou que utilizará titulares no clássico desta quinta.

Os desfalques são o zagueiro Luan (lesão na coxa esquerda) e os meio-campistas Gabriel Menino e Patrick de Paula (torção no tornozelo direito). O Palmeiras está invicto no Paulistão, ostenta a melhor campanha do torneio mesmo com dois jogos a menos e lidera o Grupo C, com 20 pontos. Depois do São Paulo, o time alviverde encara outros dois clássicos consecutivas: domingo enfrenta o Santos e na quinta duela com o Corinthians. Os dois jogos serão no Allianz Parque. A sequência diante de seus maiores rivais decorre da participação no Mundial de Clubes, que postergou dois desses encontros.

"É uma sequência de clássicos, são jogos difíceis, de rivalidade, mexem com o sentimento do torcedor e o nosso. Vamos mais atentos para esses jogos. Serão grandes jogos, vamos nos preparar bem", disse o goleiro Weverton, segundo o qual o elenco está ainda mais faminto por conquistas. "O que mais mudou de 2021 foi talvez a nossa vontade de vencer cada vez mais, temos muito mais vontade que no ano passado. Ganhar é muito bom. O preço é caro, mas estamos sempre dispostos a pagar".

No São Paulo, campeão justamente em cima do Palmeiras no Paulistão de 2021, o clima também é bom. O time de Ceni engatou três triunfos seguidos no Estadual, incluindo duas vitórias nos clássicos com Santos (3 a 0) e Corinthians (1 a 0). Ganhar do Palmeiras, portanto, fecharia a trinca perfeita em clássicos na primeira fase da competição. A equipe soma 17 pontos e lidera o Grupo B.

Recuperado de covid-19, Jandrei voltou a treinar na véspera do jogo, mas como o protocolo da FPF exige dez dias de afastamento, o titular da meta são-paulina mais uma vez será Volpi. O volante uruguaio Gabriel Neves está fora porque sofreu um estiramento muscular na panturrilha da perna esquerda e o lateral-direito Igor Vinicius, também com problema muscular, mas na coxa direita, é outro que continua em tratamento. 

Acostumado a rodar o elenco, Ceni não deve repetir a escalação. Fará mudanças de acordo com a maneira como joga o rival. Certo é que, protagonistas neste início de temporada, os garotos continuarão a ter espaço entre os titulares. Um deles é Rodrigo Nestor, muito elogiado pelo treinador. "Estamos fisicamente na melhor fase desde que voltamos das férias e, com a torcida no Morumbi, vamos conseguir sair com a vitória", falou o confiante volante.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO X PALMEIRAS

SÃO PAULO - Tiago Volpi; Rafinha, Diego Costa, Arboleda e Léo (Reinaldo); Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Igor Gomes (Nikão) e Gabriel Sara; Calleri e Eder (Rigoni). Técnico: Rogério Ceni.

PALMEIRAS - Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael, Gustavo Scarpa e Raphael Veiga; Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

ÁRBITRO - Douglas Marques da Flores

HORÁRIO - 20h30

LOCAL - Estádio do Morumbi

TRANSMISSÃO - Paulistão Play e Premiere 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros