Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão domingo, 19 de março de 2023

PAULISTÃO 2023: PALMEIRAS ENFRENTA O ITUANO, TENTANDO IR À FINAL PELO QUARTO ANO SEGUIDO

Palmeiras enfrenta Ituano, seu algoz em 2014, para ir à final do Paulistão pelo quarto ano seguido

Palmeiras x Ituano em Itu. Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Foto: Cesar Greco/Palmeiras

 

Por Ricardo Magatti

19/03/2023 | 05h00

Atual campeão encara neste domingo, em casa, a equipe de Itu, que deixou o Corinthians pelo caminho

 

Único dos considerados grandes paulistas entre os semifinalistas do Estadual, o Palmeiras está a um jogo de alcançar a final do Paulistão pelo quarto ano consecutivo. Para ser mais uma vez finalista, tem de eliminar o surpreendente Ituano neste domingo, às 16h, no Allianz Parque.

De quase rebaixada, a equipe de Itu ressurgiu, deixou o Corinthians pelo caminho e agora quer também superar o atual campeão estadual. Por ostentar a melhor campanha do torneio, o Palmeiras tem a prerrogativa de atuar em seu estádio e, caso avance à decisão, fará o segundo duelo em casa. A equipe de Abel Ferreira é semifinalista pela décima vez seguida, fato inédito no certame.

O Ituano é o algoz do Corinthians nesta edição e foi do Palmeiras na semifinal de 2014, um ano antes da reconstrução do Palmeiras, entrando na rota de títulos na qual permanece até hoje.

Naquele ano, o Ituano passou pelo Palmeiras e na decisão ganhou do Santos. Foi a última conquista estadual de uma equipe do interior. Desde então, o Santos ganhou duas vezes, o Corinthians três, o São Paulo uma e o Palmeiras duas. O time alviverde foi vice em 2021 e levantou o troféu em 2020 e no ano passado.

Segundo maior campeão estadual, o Palmeiras busca sua 25ª taça. Nesta temporada, a equipe ainda está invicta. São nove vitórias e quatro empates em 13 partidas no campeonato. O Ituano persegue o terceiro troféu.

 

Bruno Tabata pode ser titular mais uma vez do Palmeiras

Bruno Tabata pode ser titular mais uma vez do Palmeiras Foto: Cesar Greco/Palmeiras

 

Atuesta é o único desfalque do time alviverde. O colombiano se recupera de cirurgia após grave lesão no joelho. A dúvida é se joga Bruno Tabata ou o jovem Endrick. Nas quartas de final, Abel optou pelo meio-campista e deixou o garoto no banco.

Continua após a publicidade

Foi contra o Ituano, na final de grupos, que Tabata marcou seu primeiro gol pelo Palmeiras. Balançou as redes de pênalti na vitória por 3 a 1 em que só os reservas atuaram. “É uma equipe complicada, jogamos na ocasião fora de casa e agora, dentro da nossa casa, com o nosso torcedor, a gente tem tudo para fazermos um belíssimo jogo”, acredita o meio-campista.

Atleta investigado por esquema de manipulação

Dois dias antes da semifinal, o Ituano afastou o volante André Luiz provisoriamente. Ele não enfrenta o Palmeiras porque estaria envolvido no esquema de manipulação de resultados no Campeonato Brasileiro da Série B de 2022 investigado pelo Ministério Público de Goiás.

Ele esteve em campo na partida entre Sampaio Corrêa e Londrina pela última rodada da Série B de 2022. A partida é uma das investigadas pelo MP. “Considerando a gravidade da denúncia e em consonância com nossa política de tolerância zero perante este tipo de comportamento, decidimos pelo afastamento imediato do atleta de nosso elenco”, decidiu o Ituano.

PALMEIRAS X ITUANO

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga; Endrick (Bruno Tabata), Dudu e Rony. Técnico: Abel Ferreira.

ITUANO: Jefferson Paulino; Raí Ramos, Claudinho, Rafael Pereira e Iury; Marcelo Freitas, Lucas Siqueira e Eduardo Person; Gabriel Barros, Paulo Victor e Rafael Silva. Técnico: Gilmar Dal Pozzo.

Continua após a publicidade

Juiz: Flávio Rodrigues de Souza.

Horário: 16h.

Local: Allianz Parque.

TV: Paulistão Play, Youtube, Premiere, Record TV, TNT, HBO Max.

 

 
 

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros