Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão segunda, 28 de março de 2022

PAULISTÃO: CENI VÊ SÃO PAULO VIBRANTE E JOGA FAVORITISMO PARA O PALMEIRA EM FINAL

Ceni vê São Paulo vibrante e joga favoritismo para o Palmeiras em final do Paulistão

Treinador diz que adversário contra o qual disputará o título do Paulistão pela segunda vez seguida tem um 'repertório bem variado'

Ricardo Magatti, O Estado de S.Paulo

28 de março de 2022 | 05h00

Rogério Ceni entende que um de seus méritos no comando do São Paulo foi ter tornado o time vibrante, intenso e com "pegada". O treinador gostou da postura de seus comandados na vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians que classificou a equipe à final do Campeonato Paulista. Para o técnico, o talento é importante, claro, mas a entrega e empenho de seus atletas são ainda mais necessários para que o trabalho seja bem-sucedido. 

"Eu não sei viver de outra maneira. Eu, mesmo naqueles times campeões do São Paulo, eram equipes que jogavam com essa vibração, essa pegada. Eu não consigo ver o futebol de maneira diferente", afirmou o treinador, antes de dar o exemplo do Flamengo com o qual foi campeão brasileiro.

 

 

Rogério Ceni gosta do São Paulo vibrante, mas vê Palmeiras favorito
Rogério Ceni gosta do São Paulo vibrante, mas vê Palmeiras favorito  Foto: Alex Silva/Estadão
 

"Um time talentoso ajuda muito. Você vê o Flamengo campeão brasileiro, era talentoso. Mas o talento não faz com que você abra mão do comprometimento diário, da parte física, tática. O talento é um bônus que ajuda muito a vencer, mas ele não precede o esforço e o trabalho diário. Não se abre mão do esforço em prol do talento", considera.

A pujança e os outros atributos do São Paulo não fazem, no entanto, o treinador considerar sua equipe favorita na decisão do Campeonato Paulista. Ceni jogou o favoritismo para o Palmeiras, atual bicampeão continental e que tem um trabalho já consolidado de seu técnico, o português Abel Ferreira.

"Vamos tentar competir como sempre fizemos. Chegamos até aqui e vamos brigar com todas as forças. Em campo nos resta competir com uma equipe que acabou de chegar do Mundial. Nada mais do que o normal ser considerada favorita", opinou Ceni, segundo o qual o Palmeiras tem um "repertório bem variado" e capacidade de adaptação ao adversário.

"É uma equipe formada com vários jogadores, no mínimo dois por posição. Só tenho elogios a fazer. É uma equipe mais reativa, mas quando necessita jogar tem Raphael Veiga e Scarpa. Não vou contar nem os homens de frente, Dudu e Rony".

Divergência sobre data da finalíssima

Palmeiras e São Paulo começam a decidir o título estadual quarta-feira, às 21h35, no Morumbi. Existe uma divergência quanto à data da segunda partida, que definirá o campeão.

O Palmeiras quer que o segundo jogo da decisão seja no sábado para que haja tempo hábil de jogar no Allianz Parque. Cabe explicar: o estádio receberá o show da banda Maroon 5 terça-feira, dia 5. Portanto, caso o duelo seja no dia 2 e não 3, um antes do previsto, é possível realizar a partida e, depois, montar a estrutura para o show na arena palmeirense.

O São Paulo não abre mão de jogar no domingo. A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgará as datas, horários e locais das finais nesta segunda-feira. "Espero que a Federação Paulista cumpra o que foi estipulado de datas", avisou Ceni, que crê em desequilíbrio entre as equipes caso a finalíssima seja antecipada. "Se não cumprir o regulamento, e o jogo for domingo, o Palmeiras estará mais descansado".

A final do Paulistão voltará a ter público nos estádios após dois anos. A pandemia de covid-19 afastou os torcedores das arquibancadas nas decisões de 2020 e 2021. O Palmeiras jogará a sua terceira final seguida do torneio e o São Paulo, o atual campeão, a segunda.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros