Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense terça, 20 de junho de 2023

PAULO DEBÉTIO SE ENCANTOU: COMPOSITOR DE *NUVENS DE LAGRIMAS" E *TIETA" MORRE AOS 77 ANOS

 

Morre Paulo Debétio, compositor de "Nuvem de Lágrimas" e "Tieta"

Nascido na cidade de Poção, em Pernambuco, Debétio começou a carreira artística na década de 1970, em festivais da canção. Em 1976, a cantora Alcione incluiu a música Retalhos

AE
Agência Estado
postado em 19/06/2023 18:04
 
 (crédito: Reprodução/Instagram@paulodebetio)
(crédito: Reprodução/Instagram@paulodebetio)

Morreu nesta segunda-feira, 19 de junho, o cantor e compositor pernambucano Paulo Debétio, aos 77 anos. Ele estava internado em uma unidade hospitalar no Rio de Janeiro. Ao jornal O Dia, o filho do compositor, João Paulo Debétio, disse que o pai estava com falta de ar e, ao ser internado, no último domingo, 18, foi entubado pela equipe médica que o atendeu.

Nascido na cidade de Poção, em Pernambuco, Debétio começou a carreira artística na década de 1970, em festivais da canção. Em 1976, a cantora Alcione incluiu a música Retalhos, composta com Paulinho Rezende, parceiro mais frequente de Debétio, no disco que lançou naquele ano. A cantora ainda o gravaria outras vezes.

O grande sucesso de Debétio, porém, ocorreu com o samba Pelo Amor de Deus, também parceria com Rezende, apresentada por Emílio Santiago no concurso Rede Globo MPB Shell, em 1982.

 Ao longo da carreira, Debétio foi gravado por nomes como Elba Ramalho, Leci Brandão, Amelinha e Selma Reis.

Em 1989, a cantora Fafá de Belém gravou a canção Nuvem de Lágrimas, parceria de Debétio com Rezende no álbum Fafá. A cantora dividiu a faixa com a dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó.

Fafá foi duramente criticada por gravar uma composição em ritmo sertanejo, mas a canção entrou para a trilha sonora da novela Barriga de Aluguel e acabou por se tornar um dos maiores sucessos da carreira da cantora. Fafá também gravou outras canções de Debétio, entre elas, Doces Palavras.

No mesmo ano, Debétio emplacou mais um sucesso em novelas, a canção Tieta, lançada na voz de Luiz Caldas para a abertura da telenovela exibida pela TV Globo. A faixa é assinada por Debétio e Boni, então diretor geral da emissora.

Debétio será cremado nesta terça-feira, dia 20, no Cemitério da Penitência, na zona portuária do Rio de Janeiro.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros