Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Cícero Tavares - Crônicas e Comentários quinta, 05 de outubro de 2023

PEDRA LETICIA – MAMONAS ASSASSINAS CAGADA E CUSPIDA (CRÔNICA DE CÍCERO TAVARES, COLUNISTA DO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO)

 

PEDRA LETICIA – MAMONAS ASSASSINAS CAGADA E CUSPIDA

Cícero Tavares

Alguns momentos de Pedra Letícia e o ídolo Reginaldo Rossi

 

A sensação musical do momento nas Redes Sociais é a banda de rock cômico de Goiânia (GO), Pedra Letícia, formada pelo vocalista, compositor, letrista, violonista e arranjador Fabiano Cambota, Xiquinho Mendes (guitarra), Kuky Sanches (baixo), Pedro Torres (bateria).

O nome da banda deriva de uma brincadeira de Renato Aragão (Didi), ao cantar a música tema (“Bijuterias”) de João Bosco, da novela “O Astro”, (1977), porém substituindo o verso “Minha pedra ametista” por “Minha pedra Letícia”. A banda também brinca com o fato de serem goianos e não fazerem músicas sertanejas, mas não gostam de classificar seu estilo musical.

Na estrada desde os anos dois mil, a banda só decolou mesmo quando um fã pegou um videoclipe amador da música “Como é que ocê pôde abandoná eu?”, com um áudio de qualidade baixa retirado de um dos shows da banda com slides de imagens do Google foi publicado no You Tube por um fã e acabou viralizando na internet com um número de acessos ultrapassando mais de cinco milhões de visitantes.

Isso acabou por lotar a agenda da banda com muitas apresentações por todos os interiores e capitais do Brasil, despertando a curiosidade dos maiores programa de televisão, entre ele o Domingão do Faustão.

Não demorou muito para que a banda recebesse propostas de várias gravadoras, decidindo assinarem com a EMI em 2008, que foi a única que não quis montar um projeto, comparando o Pedra Letícia com os Mamonas Assassinas. Em setembro de 2008 foi lançado o álbum de estreia homônimo “Pedra Letícia” pela gravadora EMI e produzido pelo ex-guitarrista do Herva Doce e produtor musical Marcelo Sussekind[12], com participação especial de Reginaldo Rossi na faixa “Em Plena Lua de Mel”. As músicas “Como que ocê pode abandonar eu” e “Teorema de Carlão” se tornaram populares, com esta última se tornando um hit nas rádios cariocas. Esse ano foi marcado também pela entrada do baterista Zé Junqueira e do guitarrista Everton Queiroz, que foi temporariamente contratado e depois foi substituído por Fábio Pessoa.

Em 20 de junho de 2020 foi feita uma live da banda nos Estúdios 624 cantando Hits como “Ela Traiu o Rock’n Roll”, música de Fabiano Cambota com o humorista Danilo Gentili, “Teorema de Carlão/Pega uma Baranga”, “Como que ocê pôde Abandoná Eu”, “Eu Não Toco Raul”, “Funcionário do Mês”, “Caretão” e muitas outras estão no repertório da apresentação.

No dia 11 de agosto de 2021, a banda lança o álbum ao vivo duplo “Live de 15 Anos”, que acabou alcançando a posição 94 na parada do Apple Music Brasil.

A banda segue fazendo muito sucesso por todo o Brasil, mas segundo o vocalista, Fabiano Cambota, a coisa só estourou mesmo quando ele sacou que o humor é um estado de espírito que deveria ser utilizado nas letras das músicas e nos shows como uma válvula de escape para fazer o público rir. Mamonas Assassinas, fenômeno nacional nos anos noventa, que o diga.

 

Em Plena Lua de Mel – Pedra Letícia DVD “Ao Vivo e sem Retoques”

 

 

O auge e Queda de Fabiano Cambota – Pedra Letícia

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros