Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense terça, 27 de junho de 2023

PIA SUNDHAGE E MANÉ GARRINCHA: A RELAÇÃO DA TÉCNICA COM O PALCO DA DESPEDIDA DO BRASIL RUMO À COPA

 

Pia Sundhage e Mané Garrincha: a relação da técnica com o palco da despedida do Brasil rumo à Copa

 

 

Publicado em Esporte
 

Pia Sundhage anuncia às 16h desta terça-feira as convocadas para a Copa do Mundo Feminina na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto. A despedida da Seleção Brasileira do país será domingo, às 10h30, na Arena BRB Mané Garrincha. A técnica sueca jamais comandou o time verde-amarelo no palco do amistoso contra o Chile, mas o principal estádio da capital do país pode ser considerado um talismã para a vitoriosa treinadora de 63 anos.

 

A dona da prancheta verde-amarela comandava a Suécia nos Jogos Olímpicos do Rio-2016. O Mané Garrincha fez parte do caminho da Suécia rumo à final e a conquista da medalha de prata — a última das três dela na história da competição. Antes, Pia Sundhage havia levado a seleção dos Estados Unidos ao ouro nos torneios de Pequim-2008 e em Londres-2012.

 O primeiro jogo de Pia Sundhage no Mané Garrincha aconteceu em 9 de agosto de 2016. Ela desembarcou na cidade para comandar a Suécia contra a China pela terceira rodada da fase de grupos. O potinho precioso conquistado no empate por 0 x 0 no Eixo Monumental serviu para confirmar a classificação da esquadra europeia em terceiro lugar para as quartas de final.

 

Sob o comando de Pia, a Suécia eliminou os EUA no Mané na Olimpíada do Rio-2016. Foto: AFP

 

A Suécia permaneceu em Brasília para enfrentar os Estados Unidos no primeiro mata-mata. As norte-americanas ostentavam a liderança do Grupo G contra França, Nova Zelândia e Colômbia, mas sofreram horrores, no Mané Garrincha, contra o time de Pia. As suecas abriram o placar aos 16 minutos do segundo tempo com Blackstenius. Os EUA empataram a partida aos 32.

O passaporte para a semifinal foi decidido nas cobranças de pênaltis depois de uma prorrogação duríssima. Para sorte de Pia Sundhage, Alex Morgan e Christen Press desperdiçaram duas cobranças para os EUA no Mané Garrincha. Linda Sembrant perdeu uma para a Suécia, porém as europeias triunfaram por 4 x 3 diante de 13.892 pagantes no Distrito Federal.

Impulsionada pela batalha do Mané Garrincha, a Suécia desbancou o Brasil novamente nos pênaltis, no Maracanã, e por lá ficou para a decisão do título contra a Alemanha. As germânicas conquistaram a medalha de ouro por 2 x 1, mas a trajetória da prata de Pia nos Jogos do Rio-2016 passou duas vezes por Brasília. Chegou hora de comandar a Seleção na capital.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros