Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Dad Squarisi - Dicas de Português segunda, 02 de maio de 2022

PLURAL DE DIMINUTIVOS: SOFISTIFICAÇÃO

 

Plural de diminutivos: sofisticação

Palavras que fazem o diminutivo com o sufixo -zinho têm plural pra lá de sofisticado. São três etapas:  Uma: pôr a palavra primitiva no plural. Outra: retirar o s. A última: acrescentar o sufixo –zinhos ou -zinhas: mulher — mulhere(s) — mulherezinhas flor — flore(s) — florezinhas animal — animai(s) — animaizinhos botão — botõe(s) — botõezinhos cão — cãe(s) —  cãezinhos homem — homen(s).
 

Hífen: pré

O pré tem manhas no emprego. Ora se usa com hífen, ora sem: pré-escola, pré-vestibular, pré-estreia, mas preanunciação, preaquecer, precondição, predefinido, predelineado, predeterminado, predisposto, preestabelecido, preexistente, prefigurado, prefixado. As causas do emprego de um e outro não são claras. Por isso, na dúvida, consulte o dicionário.
 

Numerais: três manhas

Não caia no simplismo. O primeiro dia do mês tem privilégios. Só ele é ordinal. Os demais embarcam na canoa do cardinal: Primeiro de janeiro abre as portas do ano-novo. Os gregos não tinham o 1º dia do mês. Viajou no dia 2.      2. Há numerais que sofrem de alergia. Um deles é dois. Ele não tolera o pronome todos. Todos os dois? Saia!
 

Mil não tem plural

Os numerais são mágicos. Número determinado vira indeterminado. É o caso do cardinal mil. Desde os começos da língua, ele se presta pra expressar indeterminação exagerada. Olho vivo. O pequenino não tem plural: Em abril, chuvas mil. Fez promessas mil durante a campanha. Apresentou propostas mil pra vender o produto.  
 

Zero à esquerda? Xô!

Menor é melhor. Menos é mais. Eis as regras de ouro do estilo. Zero à esquerda não combina com elas. É nulidade. Poupe tempo e espaço. Em datas, em vez de 07.03.2018, escreva 7.3.18 ou 7.3.2018. Viu? A informação não perde nada. A mesma economia vale para escrita de numerais em geral: Em vez de havia 02 pessoas na sala, fique com havia 2 pessoas.
 

Erramos

“Antes do jogo, ele nos diz como ganhar e, depois, porque perdemos”, escrevemos na pág. 4 de Diversão&Arte. Viu? Tropeçamos no porquê. Quando o dissílabo é substituível por “a razão pela qual”, fica um pedaço lá e outro cá: Antes do jogo, ele nos diz como ganhar e, depois, por que (a razão pela qual) perdemos.
 

Cheque e xeque: diferença e curiosidades

Xeque e cheque se pronunciam do mesmo jeitinho. Mas têm significados pra lá de diferentes: Xeque = lance no jogo de xadrez (xeque-mate), chefe de tribo ou soberano árabe, risco, perigo, contratempo. Cheque = documento bancário. Pôr em xeque – pôr em dúvida o valor, o mérito, a importância: As investigações põem em xeque o depoimento do ministro. Empregos: Cheque vem do inglês to check (conferir, verificar). Xeque-mate.
 

Shampoo ou xampu?

A inglesinha shampoo ganhou nacionalidade verde-amarela. É xampu. 

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros