Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 19 de junho de 2023

QUAL O SOTAQUE MAIS CHARMOSO DO PAÍS? CONFIRA PESQUISA QUE APONTOU OPINIÃO DOS BRASILEIROS

 

Por O Globo

 

Mineiros têm o sotaque mais charmoso, segundo pesquisa
Mineiros têm o sotaque mais charmoso, segundo pesquisa Divulgação

Para os brasileiros, o jeito de falar dos mineiros é o mais charmoso e cativante de todo o país. Segundo uma pesquisa realizada pela Preply — plataforma dedicada ao aprendizado de idiomas —, a maneira de pronunciar as palavras em Minas Gerais é, de longe, a mais sexy, ganhando dos pernambucanos e catarinenses. Nem mesmo os baianos, cuja pontuação chegou a alçá-los à segunda posição, foi capaz de abalar o sucesso nacional dos residentes da terra do pão de queijo.

A justifica para eleger o sotaque como o mais charmoso está associada à maneira “cantada” como os mineiros costumam conversar, assim como a mania constante de recorrer aos diminutivos (por lá, “perto” se torna “pertim” e “café”, “cafezim”), atributos que tendem a ser vistos como simpáticos e carinhosos por quem os ouve pela primeira vez.

Pesquisa mostrou que o sotaque mineiro é o mais charmoso — Foto: Divulgação

Pesquisa mostrou que o sotaque mineiro é o mais charmoso — Foto: Divulgação

 

Para desvendar como cada pronúncia regional é percebida pelas outras pessoas, a plataforma entrevistou entre 19 e 25 de maio 700 internautas: 15% deles do Sul; 44% do Sudeste; 8% do Centro-Oeste; 8% do Norte; e 25% do Nordeste. Mulheres representam 52%, e homens, 48%.

Sotaque fluminense e baiano são marcantes

 

O famoso sotaque fluminense, marcado pelo chiado do "x", ao lado do jeitinho baiano de se expressar, foram considerados os sotaques mais marcantes.

Ao serem questionados qual sotaque escolheriam se tivessem a possibilidade de mudar seu próprio jeito de falar, os entrevistados no estudo declararam que a opção mais desejada seria a maneira de conversar do Rio de Janeiro, com direito a todos os seus “mermão” e “caraca, brother!”.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros