Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

D.Matt, o cinéfilo quinta, 26 de agosto de 2021

QUANTO MAIS QUENTE MELHOR - FILME COM MARILYN MONROE, JACK LEMMON E TONY CURTIS N


QUANTO MAIS QUENTE MELHOR 
            QUANTO MAIS QUENTE MELHOR - SOME LIKE IT HOT
            
            Enfim um título em português criativo e original.

D.Matt



Porque existem poucos filmes de comédias clássicas  ?   Não é por falta de grandes  atorescomediantes, geniais em verdade, cito como exemplo apenas um que vale por  dezenas, o inesquecível e maravilhoso  CANTINFLAS.


Mas o mais genial é quando um artista de talento , reconhecido pelos seus grandes desempenhos em grandes dramas, aventuras e romances,  aceitam   trabalhar em grandes comédias, algumas inesquecíveis como neste caso. 

 
As comédias para serem levadas à sério, exigem um grande diretor com  muito talento,  do contrário descambam para  o pastelão e não há  enredo e produção que  salve uma comédia  mal feita, e é muito difícil fazer uma boa comédia , mesmo com grande produção, sem a mão firme e talentosa de um grande diretor.

Neste caso, todos tiveram sorte, pois o diretor  é o grande BILLY  WILDER  que conseguiu um milagre, contratou um elenco de primeiríssima grandeza, atores de grande projeção e muito talento, todos GIGANTES na arte de representar, Elenco este que conta com celebridades cinematográficas como : Marylin Monroe, Tony Curtis, Jack Lemmon, George Raft , Pat O'Brian, e Joe E. Brown.

Jack Lemmon  já tinha sido dirigido  ótimamente  pelo diretor BILLY WILDER , NA  DELICIOSA COMÉDIA ROMÂNTICA"  THE APARTMENT "  filme premiadíssimo  vencedor de 6 Oscars, incluindo Melhor Filme. Tony Curtis  como sempre bem correto e com muita versatilidade, compõe o seu personagem  difícil, pois a toda hora aparenta ser duas personalidades diferentes e  demonstra grande talento para comédias. Marylin Monroe está adorável, nunca esteve mais bela, mais sedutora,  mais atriz, segura  com muita dignidade e competência num personagen difícil, cantando ( belíssimamente )   , mostrando  o seu enorme talento no gênero comédia.


Os demais estão excelentes, ninguém escapa da direção segura e competente do maestro Billy Wilder, com um destaque merecido para o excelente   Joe E. Brown  que soube aproveitar a oportunidade e mostrar nesse filme o que era capaz de fazer, relembrando os bons tempos.


Os Bandidos, a Máfia e a Policia estão bem contidas e não exageram criando uma situação que se não fora bem contida daria um enorme pastelão, o que o diretor soube dosar e evitar no seu filme. 

A estória é hilária e muito  bem bolada, quando dois musicos são perseguidos pela Mafia e para fugir se travestem de mulher e vão trabalhar em uma orquestra só de mulheres, na qual cantora é a deliciosa Marylin Monroe.

A comicidade explicita começa na viagem de trem, quando Jack Lemmon  fica entusiasmado por estar entre tantas mulheres fogosas e abre um enorme olho quando lhe perguntam o nome e ele apatetado responde num  aparente estado   fóra de si e responde o primeiro nome que lhe vem a mente " DAPHNE " e fica sendo Daphne até o fim do filme.


Tony Curtis entra na farsa  e personifica uma " Josephine " hilária  e com muitas situações dificeis, pois está perdidamente apaixonado pela sua colega de banda  Marylin Monroe. Eles continuam sendo procurados e perseguidos pela Máfia, cujo chefe o  lendário   George Raft   está sempre no seu caminho e a farsa tem que continuar.


Um bem bolado esquema cômico é belamente explorado  quando o personagem  travesti  "Daphne " encontra  um Playboi bem corôa, milionário (Joe E. Brown)  que fica apaixonado pela Daphne e ela para melhor se esconder da Mafia  aceita a corte e  em algumas cenas hilárias, dançam  rumbas e  tangos ,  juntos como um par apaixonado. Esse personagem interepretado pelo ótimo ator comediantye  JOE E. BROWN é um achado incrível, pois a sua presença no filme   ajuda a manter o rítimo cômico em alta dose e sua parceira (Daphne )  mesmo a contragosto colabora  na farsa para  manter a sua segurança e a do seu amigo.  Impagável é a cena  na qual a personagem Daphne conta para o seu amigo também travesti que recebeu uma proposta de casamento e quando questionada porque aceitaria, responde, por segurança, pois quando ele descobrir que não sou uma mulher, vai pedir  divorcio  e vou receber uma  gorda  pensão mensal.

Cenas tórridas entre Marilyn e Tony  Curtis no Yatch do milionário  Playboy apaixonado , e grande cena , quando na orquestra a cantora Marilyn canta chorando de infelicidade pois acredita que perdeu o seu amor pelo  personagem que na  verdade é o travesti' JOSEPHINE " E ESTA  AO SEU LADO , A  ABRAÇA E DA-LHE UM  APAIXONADO BEIJO NA BOCA DIANTE DE TODA ORQUESTRA, PROVOCANDO UM ESCANDALO  E MUITA SURPRESA.

A DIREÇÃO DO FILME É EXCEPCIONAL, SOMENTE UM  GRANDE DIRETOR COMO BILLY  WLDER PARA SABER  DOSAR AS SITUAÇÕES DE FARSA E  MANTER OS PERSONAGENS EM TRAVESTIS NO TOM CERTO, SEM RESVALAR PARA O RIDÍCULO OU AFETAÇÕES AFEMINADAS. TUDO ESTÁ DENTRO DO RITMO DE COMÉDIA DE  ALTA CLASSE, JAMAIS  DESCAMBANDO PARA  O PASTELÃO DAS COMÉDIAS BARATAS.

O FILME FOI INDICADO PARA SETE PREMIOS OSCARS,   O CRITICO CRIADOR DO  LIVRO MOVIE &VIDEO GUIDE LEONARD MALTIN's CLASSIFICOU ESTE FILME COMO "" LENDÁRIO, SENSACIONAL DO INICIO AO FIM ", COM A MAIOR COTAÇÃO  (CINCO ESTRELAS) NO SEU REFERIDO LIVRO. NA ÚLTIMA EDIÇÃO EM MEU PODER, ( DE 2.020 ) ESTE LIVRO CONTÉM 20,000  FILMES  COM VERBETES E SINOPSE DOS FILMES, COM COTAÇÕES DE 0 A 5.


Faço esta informação  apenas para mostrar aos leitores o grau de qualificação e aceitação cr[itica desse filme, que é merecidamente considerado como o melhor filme comédia de todos os tempos.

O final é inesquecivel, e acredito ser o diálogo final mais famoso da toda  história do cinema, pois quando o playboy apaixonado pela Daphne  é informado que ela é um homem, ele simplesmente diz "NINGUÉM É PERFEITO".

ACREDITO QUE ESSA FRASE FAMOSA, SEJA  RECONHECIDA COMO A FRASE FINAL MAIS PERFEITA E GRATIFICANTE EM TODO O FILME E UM DOS MOTIVOS DO SEU GRANDE SUCESSO.

Acredito que talvez essa frase tenha  sido escrita, no intuito de considerar que ao dize-la o  Playboy corôa não estava se importando se ele era mulher ou não, pois ela já sabia  que a DAPHNE, na realidade era um travestí.

The End


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros