Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Fernando Antônio Gonçalves - Sempre a Matutar terça, 07 de abril de 2020

QUEM FOI O HOMÃO, SEU ENTORNO E SUAS MENSAGENS

 

 

QUEM FOI O HOMÃO, SEU ENTORNO E SUAS MENSAGENS

Nas comemorações de mais uma Semana, que será vivenciada com o mundo todo de quarentena, e nutrindo uma admiração acentuada pelo filósofo William James – “A vida humana mais profunda está em toda parte, é eterna”– reitero a necessidade de todos os socialmente comprometidos com o desenvolvimento da humanidade rememorar os acontecimentos vivenciados na Judeia, após o nascimento e morte de Jesus, independentemente da crença sentida pelo pregador judeu da Galileia, para mim o mais revolucionário personagem da história da humanidade.

Pedindo permissão aos leitores, ofereço, abaixo, algumas leituras que me proporcionaram uma maior enxergância sobre a caminhada do Nazareno e suas mensagens fecundas em prol de uma duradoura e nunca fingida fraternidade planetária, favorecendo uma evolucional perfeição de todos em direção a outras moradas. Livros que foram lidos e relidos, meditados e rabiscados, objetivando uma compreensão mais racionalmente espiritualizada da minha existência: origem, missão e destino após encerramento das atividades por aqui. Ei-las, sem qualquer ordem de relevância, apenas com a intenção de despertar uma maior apreensibilidade de toda a minha gente caminheira.

1. SIMPLESMENTE JESUS – N. T. Wright – Rio de Janeiro, Thomas Nelson Brasil, 2020, 304 p.

Muito além de uma simples biografia, o autor, bispo anglicano e teólogo consagrado, derruba obstáculos vários para melhor pregar a caminhada do Homão da Galileia entre nós. Ele busca elucidar algumas significativas questões, oferecendo uma nova e instigante compreensão sobre a maior personalidade da história do mundo: Quem foi exatamente Jesus?, O que Jesus pensava realizar?, Por que Jesus foi morto?, Por que ressuscitou entre os mortos?, e Como devemos nos relacionar com Ele nos dias atuais?

O livro é de um teólogo que destila erudição de uma maneira acessível, vívida e amplamente clara. Uma obra essencial para uma leitura restauradora para uma espiritualidade fragilizada.

2. CRISTIANISMO: A MENSAGEM ESQUECIDA – Hermínio C. Miranda (1920-2013) – Matão SP, Casa Editora Clarim, 2016 (4ª.ed), 416 p.

Um dos maiores especialistas brasileiro na Doutrina Espírita, o autor analisa duas questões fundamentais: Teria falhado o cristianismo na tarefa de ordenar uma sociedade, senão ideal, pelo menos razoavelmente equilibrada e feliz?; Teria ainda o cristianismo condições de realizar essa tarefa?

Na contracapa: “O autor reconstrói a história do Cristianismo, analisa a essência da mensagem de Jesus e os diversos rumos que ela tomou ao longo dos tempos, manipulada por interesses vários.”

Um livro que incita todos a conhecer mais detalhadamente a caminhada do Homão da Galileia, nosso Irmão Libertador.

3. O JESUS QUÂNTICO – Marcelo Tezeli – São Paulo, Casa Editora Espírita Pierre-Paul Didier, 2019, 574 p.

A contracapa do livro me chamou muito a atenção: “O século XXI emerge diante de nós apresentando um alto grau de complexidade, com um desenvolvimento científico e tecnológico sem precedentes na história. Mas, ao mesmo tempo em que progredimos material e intelectualmente, não raro também enfrentamos uma forte sensação de vazio interior, pois as conquistas materiais não nos suprem por completo.”

Ao folhear o livro para obter maiores detalhes, me deparei com o prefácio de um extraordinário expositor espírita, o Dr. Décio Iandoli Jr., médico PhD em Técnicas Operatórias e Cirurgia Experimental, sempre atuante nos temas Endoscopia, Cirurgia, Fisiologia, Saúde e Espiritualidade, de quem sou aplaudidor de carteirinha. E que assim foi classificado: “O autor tem duas habilidades preciosas: a inteligência para entender conceitos complexos de várias áreas da ciência, e a capacidade de comunicar estes conceitos com leveza e clareza, tornando-os cognoscíveis aos seus leitores, e tais habilidades se revertem em uma agradável e instigante leitura.”

O que me impulsionou para uma leitura reflexiva do livro foi uma declaração de Albert Einstein inserida nas primeiras páginas: “Quem diz que há oposição entre a Religião e a Ciência apenas mostra que vai atrasado na Ciência. A ciência sem religião é claudicante; a religião sem ciência é cega.”

4. JESUS: A BIOGRAFIA – Jean-Christian Petitfils – São Paulo, Benvirá, 2015, 526 p.

Um texto que reconstitui com muita fidelidade, baseada nas mais recentes descobertas arqueológicas e nos manuscritos do Mar Morto, a vida e mensagem do personagem Jesus sob um viés histórico, reintegrando-o no ambiente religioso, cultural e político da Palestina de seu tempo.

Ninguém mais hoje questiona sua existência física, ainda que uma aura de mistério e inúmeras questões envolvem o Nazareno, inclusive algumas que me inquietam vez por outra: Como ele nada deixou escrito de próprio punho, será que seus discursos religiosos foram alterados em algum momento da História?; Terá havido alguma utilização fraudulenta da mensagem de amor e fraternidade por ele deixada através de outros?; Como ele se tornou, muitas vezes, reflexo de determinadas épocas históricas?

Uma leitura cativante sobre o personagem mais conhecido e misterioso de todos os tempos.

5. A VIDA DIÁRIA NOS TEMPOS DE JESUS – Henri-Daniel Rops – São Paulo, Vida Nova, 2008, 524 p.

Uma excelente oportunidade, para quem não tem condições atuais de conhecer pessoalmente as terras do Nazareno. O autor não só traz a Palestina até nós, como nos transporta através dos séculos até os tempos e sociedade em que viveu o Homão.

Uma leitura pra lá de ótima para quem deseja ampliar o conhecimento dos ambientes e costumes dos que com Jesus conviveram.

6. QUEM JESUS FOI? QUEM JESUS NÃO FOI?: MAIS REVELAÇÕES INÉDITAS SOBRE AS CONTRADIÇÕES DA BÍBLIA – Bart D. Ehrman – Rio de Janeiro, Ediouro, 2010, 318 p.

O autor, renomado especialista em estudos bíblicos, PhD em Teologia, ressalta as contradições inimagináveis nos textos evangélicos sobre a vida de Jesus, bem como comprova que a dicotomia céu x inferno não está explicitada nos ensinamentos de Jesus.

Um livro que amplia fortemente mentes e corações, favorecendo uma compreensão mais racional sobre o Novo Testamento.

As leituras acima seguramente minimizarão os tédios dos confinamentos indispensáveis, ampliando convicções e elucidando uma baita dúvida: no frigir dos ovos, ele foi um messias, um profeta, um gênio, um sábio ou um antecipador de amanhãs?

Uma abençoada Semana Santa para todos, crentes e não crentes, rememorativa da missão de quem muito amo, Jesus de Nazaré.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros