Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Agenda Cultural domingo, 26 de abril de 2020

RICARDO BRENNAND ENCANTOU-SE, AOS 92 ANOS

 

Morre o colecionador Ricardo Brennand, vítima de coronavírus

Fundador do Instituto Ricardo Brennand, empresário tinha 92 anos e estava internado no Recife
 
O empresário Ricardo Brennand em seu instituto, em 2002 Foto: Josenildo Tenório
O empresário Ricardo Brennand em seu instituto, em 2002 Foto: Josenildo Tenório
 
 

RIO - Morreu, aos 92 anos, o empresário Ricardo Brennand, vítima da Covid-19. Brennand é o fundador do Instituto Ricardo Brennand (IRB), museu no Recife que abriga a maior coleção mundial do pintor holandês Frans Post. Segundo o "Diário de Pernambuco", Brennand estava internado desde segunda-feira na UTI do Real Hospital Português, no Recife.

 
O Instituto Ricardo Brennand: instituição no Recife é referência Foto: Divulgação
O Instituto Ricardo Brennand: instituição no Recife é referência Foto: Divulgação

Formado em Engenharia pela Universidade federal de Pernambuco, Brennand se dedicou por anos aos negócios da família, que incluia a marca Nacional de cimentos e investimentos nas áreas de energia eólica e hidráulica. Em 2002, inaugurou o Instituto Ricardo Brennand, em uma área de mais de 77 mil m² no Recife. Além das pinturas de Post, feitas durante a ocupação holandesa no Brasil, a instituição também abriga em seu acervo uma ampla coleção de armas brancas, incluindo armaduras medievais.

O empresário era primo do artista plástico Francisco Brennand, morto no ano passado também aos 92 anos, após complicações de uma infecção respiratória. Um dos maiores nomes das artes plásticas do Brasil, Brennand criou, em mais de 70 anos de atividade artística, desenhos, painéis, esculturas e as cerâmicas vitrificadas pelas quais ficou conhecido no Brasil e no exterior.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros