Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 27 de agosto de 2023

RIO DIVERSÃO: COM RAINHAS DE BATERIA E DESTAQUES, BAILE PROMOVIDO POR MILTONCUNHA COROARÁ ROSA MARALHÃES E HAROLDO COSTA

 

Por Rafael Galdo — Rio de Janeiro

 

Aos mestres, toda reverência é pouca. Mas as homenagens que a carnavalesca Rosa Magalhães e o ator, diretor e escritor Haroldo Costa receberão neste fim de semana serão especiais, além de cercadas de amigos. Eles serão coroados rainha e rei da oitava edição do Baile Glam, promovido por Milton Cunha neste domingo, a partir das 17h, na quadra da Unidos de Vila Isabel, com entrada gratuita. Na festa que exalta os destaques de luxo da Sapucaí, as histórias de contribuições de ambos para a cultura brasileira serão enaltecidas, numa celebração que promete emocionar justamente quando começam os preparativos para o primeiro carnaval em quatro décadas sem a assinatura de Rosa nos desfiles do sambódromo.

 

 

— Com a saída dela das escolas de samba, eu estou órfão. Para mim, é a perda do século — afirma Milton Cunha, amigo de beber junto e de longas conversas com Rosa. — Haroldo e ela são majestades, com uma importância muito além da "sapucaiana". Ele, da companhia de danças Brasiliana e do Teatro NExperimental do Negro. Ela, do Smithsonian. Aplausos, aplausos!!

 

Neste domingo, Milton conta que Rosa, sete vezes campeã do carnaval e vencedora do prêmio Emmy pela abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, receberá a coroa da rainha do baile do ano passado, a cantora Teresa Cristina. Já a de Haroldo será entregue por oito rainhas de bateria do carnaval carioca, entre elas Viviane Araújo (Salgueiro), Erika Januza (Viradouro), Mayara Lima (Tuiuti) e Lorena Raíssa (Beija-Flor). 

O baile terá uma homenagem também a Iracema Pinto, que morreu em 2019, enquanto estava a caminho da Marquês de Sapucaí. No Salgueiro, ela era coordenadora de destaques, aqueles foliões que desfilam com as fantasias mais esplendorosas do carnaval, geralmente em cima dos carros alegóricos, e que são uma das razões de ser do Glam. Num resgate da tradição de antigos bailes, 25 deles vão apresentar seus figurinos na quadra da Vila, com o mix de luxo, originalidade e performance que caracteriza essa arte.

Marcos Lerroy (Mocidade) e Amaro Sérgio (Vila Isabel) são alguns que já confirmaram presença. E Milton Cunha destaca ainda a participação de algumas destaques transexuais, como Luanda Ritz (Viradouro), reforçando a diversidade, que é outra marca do Glam.

— O baile é de quem quiser, é espaço para a explosão das novas sexualidades, onde todo mundo se diverte e ri junto — diz o comentarista de carnaval e apresentador. — É uma mistureba, uma doidice, com banda, bateria, vedetes, rainhas de bateria, candidatas a Miss Brasil...

Os desfiles de luxo, conta ele, acontecem entre 19h e 23h. Antes, haverá ainda atrações como dublagens de drag queens e um desfile de perucas. Como tradicionalmente ocorre, será apresentada ao público a Boneca Barracão, para valorizar artistas dos barracões das escolas de samba. Pela primeira vez, o título vai para uma mulher, uma aderecista do Paraíso do Tuiuti conhecida por declamar poesias na Cidade do Samba. Já no fim, será a vez de um show da Vila Isabel, com término perto das 23h30.

A quadra da Vila Isabel fica no Boulevard 28 de Setembro 382, na Zona Norte do Rio. Edições passadas da festa já tiveram passagens marcantes como a coroação de Elza Soares como rainha, em 2019, ou a chegada de Sabrina Sato vestida de Isabelita dos Patins, em 2018.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros