Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo segunda, 21 de agosto de 2023

RIO GASTRONOMIA: EVENTO SE DESPEDE COM NOVO RECORDE DE PÚBLICO – 90 MIL PESSOAS NOS 8 DIAS DE PROGRAMAÇÃO

 

Por Ana Carolina de Souza

 

Foram oito dias de fartura gastronômica, aulas com os maiores chefs e especialistas da área, shows e outras atrações. A 13ª edição do Rio Gastronomia serviu sua saideira neste domingo (20), despedindo-se do Jockey Club Brasileiro, onde ocupou uma área com mais de 40 mil metros quadrados, já deixando o gostinho de quero mais. O evento bateu novo recorde de público: nos dois fins de semana, recebeu mais de 90 mil pessoas, que curtiram as mais de 150 receitas (outro recorde!) reunidas nos cardápios dos 35 bares e restaurantes que marcaram presença. 

— Fechamos 2023 com mais uma edição histórica. Há 13 anos estamos construindo este grande festival que se consolida como um dos maiores eventos do calendário da cidade, dando luz a um dos principais segmento econômicos que temos. O Rio Gastronomia é um espaço de encontros, de diversão, e nos dedicamos a construir um evento completo que leva ao nosso público não só o melhor da gastronomia, mas também muito entretenimento para a família — afirmou Leonardo André, diretor de projetos especiais da Editora Globo.

Os chefs Rafa Gomes e Heaven Delhaye no Rio Gastronomia — Foto: Alex Ferro
Os chefs Rafa Gomes e Heaven Delhaye no Rio Gastronomia — Foto: Alex Ferro

Entre as casas que se destacaram, o 74 Restaurant e A Casa do Porco repetiram o sucesso de suas participações anteriores. No grupo dos estreantes, o Heaven Cucina, da chef Heaven Delhaye, e a hamburgueria Clan foram alguns dos que fizeram bonito.

Sonho de polvo, do 74 Restaurant — Foto: Divulgação
Sonho de polvo, do 74 Restaurant — Foto: Divulgação

Pelos auditórios Sesc | Senac e Santander, uma programação com mais de 50 aulas gratuitas e superconcorridas reuniu dezenas dos maiores nomes da culinária mundial, como Renzo Garibaldi (Osso), Jefferson Rueda e Janaína Torres Rueda (A Casa do Porco), Morena Leite (Capim Limão), Quique Rossanelli (Absurda, eleita a Melhor Confeitaria no Prêmio Rio Show de Gastronomia 2023), Lucio Vieira (Lilia, vencedor da categoria Melhor Custo-Benefício) e Rafa Costa e Silva (Lasai), eleito Melhor Chef, além dos famosos da TV e da cozinha nacional Claude Troisgros (eleito Melhor Francês, pelo Mesa ao Lado), Carole Crema, Rafa Gomes e João Diamante, entre tantos outros. Diante de plateias lotadas, todos ensinaram receitas, trocaram experiências e distribuíram simpatia.

E vamos botar água no feijão: Janaína Torres Rueda ensina a preparar a feijoada perfeita — Foto: Bruno Kaiuca
E vamos botar água no feijão: Janaína Torres Rueda ensina a preparar a feijoada perfeita — Foto: Bruno Kaiuca

— O Rio Gastronomia tem uma estrutura incrível. Conseguiram construir uma cidade no meio do Rio de Janeiro! Foi muito legal conhecer outros chefs, interagir e poder dar em troca o nosso conhecimento sobre a ancestralidade asteca na cozinha — elogiou Luana Sabino, do mexicano Metzi, que, junto com Eduardo Nava Ortiz, ambos chefs do restaurante sediado em São Paulo, que está entre os melhores da América Latina no ranking 50 Best, esteve ontem pela primeira vez no Rio Gastronomia, comandando a aula “A legítima cozinha mexicana”.

 

 

Luana Sabino e Eduardo Nava Ortiz, chefs do mexicano Metzi, na aula no Rio Gastronomia — Foto: Bruno Kaiuca
Luana Sabino e Eduardo Nava Ortiz, chefs do mexicano Metzi, na aula no Rio Gastronomia — Foto: Bruno Kaiuca

Entre os ingredientes deste ano que fizeram a 13ª edição do Rio Gastronomia, a Tirolesa Claro, a 10m de altura, foi destaque entre as novidades. A Roda-Gigante Président também atraiu o público, assim como as muitas atrações que passaram pelo Palco Sesc, como Arnaldo Antunes, Samuel Rosa, Diogo Nogueira e Samba de Santa Clara. Ontem, encerrando a programação musical deste ano, quem se apresentou foi Toni Garrido, empolgando a plateia com um show cheio de hits.

 

Outra estreia que fez bonito neste ano foi a Tenda dos Botecos, reunindo os melhores bares do Rio com seus quitutes criativos e apetitosos. Entre eles, o Bar da Portuguesa, que esteve pela primeira vez no Rio Gastronomia.

— Foi ótima a experiência, melhor do que imaginávamos. Nos deu muita visibilidade — comemorou ontem Andréa Parro, uma das sócias do estabelecimento, que acrescentou: — O primeiro fim de semana de vendas já tinha sido bom, o segundo foi melhor ainda. O domingo nem acabou e já estamos com saudade!

Tenda dos Botecos reúne alguns dos bares mais tradicionais da cidade no Rio Gastronomia 2023 — Foto: Alex Ferro
Tenda dos Botecos reúne alguns dos bares mais tradicionais da cidade no Rio Gastronomia 2023 — Foto: Alex Ferro

Quem também já está sentindo falta é o público.

— O evento todo é muito bem organizado, com muitas opções para comer e beber. Fomos ao Mitsubá, ao Bar da Portuguesa, compramos presunto, queijo, bebemos vinho e também compramos para levar... É muita coisa para ver e fazer — elogiou a funcionária pública aposentada Gilda Lopes, de 60 anos, que foi ontem ao Rio Gastronomia com o marido, o empresário Hélio Yomura, de 72.

Rio Gastronomia 2023 — Foto: Alex Ferro
Rio Gastronomia 2023 — Foto: Alex Ferro

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros