Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 29 de setembro de 2022

RIO SHOW: O QUE FAZER DE GRAÇA NO RIO NESTE FINAL DE SEMANA

 

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

 

Mostra em homenagem a Godard no MAM, sessões pré-Festival do Rio e show de Pedro Sá fazem parte da programação
Mostra em homenagem a Godard no MAM, sessões pré-Festival do Rio e show de Pedro Sá fazem parte da programação Arte

Para quem quer cinema de graça neste fim de semana, o Festival do Rio realiza sessões de aquecimento pro evento, que começa na próxima semana, e a cinemateca do MAM faz uma retrospectiva do diretor Jean-Luc Godard. Para os amantes de música, a programação inclui apresentações de Pedro Sá, no CCBB; Orquestra Violões do Forte, em Copacabana; e instrumentistas na varanda da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema. Confira estas e outras atrações gratuitas.

Festival do Rio
O evento que acontece entre os dias 6 e 16 de outubro terá um esquenta gratuito entre quinta-feira (29) e sábado (1º), no Boulevard Olímpico, na Zona Portuária. A programação conta com o musical “La La Land: Cantando estações”, as animações “Encanto” e “Rio”, o infantil “Tainá: Uma aventura na Amazônia”, e o filme inédito nos cinemas “King: Meu Melhor Amigo”.
Praça Mauá, Centro. Qui a dom. Confira os horários 
clicando aqui. Grátis.

Uma mostra no Museu de Arte Moderna homenageia Jean-Luc Godard, um dos maiores expoentes do cinema de arte do século XX, que faleceu aos 91 no dia 13 de setembro. Até o dia 30 de outubro, serão exibidas obras clássicas do cineasta, como "Duas ou três coisas que eu sei dela", "A chinesa" e "Nouvelle vague". Neste sábado (1º), a programação conta com cinco curtas-metragens e os longas "Uma mulher é uma mulher" e "Acossado". Na quarta (5), é a vez dos filmes "O pequeno soldado" e "Viver a vida".
Av. Infante Dom Henrique 85, Aterro do Flamengo. Sáb, às 14h40, 16h10 e 18h. Qua, às 17h10 e 19h. Contribuição voluntária. 16 anos.

'35 anos de Laura'
Uma programação gratuita acompanha a nova exposição imersiva que comemora os 35 anos da Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, onde viveu a entusiasta da arte. De sexta a domingo, são realizadas performances teatrais dirigidas por Daniel Herz, das 18h às 20h. Aos domingos, há apresentações musicais na varanda da casa, que podem ser apreciadas também por quem passa pela orla da praia.
Av. Vieira Souto 176, Ipanema. Qua a dom, das 13h às 20h. Grátis.

Exposição '35 anos de Laura' ocupa a Casa de Cultura Laura Alvim — Foto: Divulgação

Exposição '35 anos de Laura' ocupa a Casa de Cultura Laura Alvim — Foto: Divulgação

Pedro Sá
Com trinta anos de estrada, o músico que já tocou com nomes como Tom Jobim, Adriana Calcanhotto, Jorge Ben Jor e Caetano Veloso, e também faz parte do grupo Orquestra Imperial, apresenta um show gratuito que encerra a programação de setembro do projeto Futuro Presente, do CCBB.
Rua Primeiro de Março 66, Centro. Sex, às 18h. Grátis.

Orquestra Violões do Forte
Em comemoração aos 108 anos do Forte de Copacabana, o conjunto formado por 25 músicos regidos pelo maestro Luiz Potter fará um concerto que contará com participações de Natália Boere de Mari Cardoso, e com a execução do Hino Nacional, marcando o bicentenário da Independência. O grupo também dará destaque ao funk com a faixa “Simbarerê”, single do EP “Afro Funk Brasil”, gravado em parceria com a dupla Antonio Carlos e Jocafi.
Rua Coronel Eugênio Franco 1 – Posto 6, Copacabana. Sáb, às 18h. Grátis. Livre.

Orquestra Violões do Forte de Copacabana — Foto: Rudy Trindade/Themapress

Orquestra Violões do Forte de Copacabana — Foto: Rudy Trindade/Themapress

Quinteto Liliane Secco de Piano e Cordas
A compositora e pianista Liliane Secco apresenta, pela primeira vez no Brasil, sua peça "Gipsy Quintet", premiada na Espanha, e outras sete obras de sua autoria. O projeto, que contempla a música de câmara original com linguagem contemporânea, acontece na quarta-feira (5) e no sábado (8), no Rio de Janeiro, e na semana seguinte, em Niterói.
Sala Mário Tavares (anexo do Theatro Municipal): Av. Almirante Barroso 14/16, Centro. Qua (5) e sáb (8/10), às 19h. Grátis. Livre.

'Meus cabelos de Baobá'
O espetáculo inspirado em argumentos de Simone Ricco e textos da autora Conceição Evaristo dá destaque à valorização da identidade negra feminina em uma narrativa embalada por música ao vivo. No enredo, a Rainha Dandaluanda conversa com a árvore milenar Baobá, que a ensina os valores africanos e desperta sua autoestima.
Areninha Carioca Gilberto Gil: Av. Marechal Fontenele 5000, Realengo. Qua (5/10), das 14h e 19h. Grátis. 12 anos.

'Meus cabelos de Baobá' — Foto: Rafael Coelho/Circuito SESC

'Meus cabelos de Baobá' — Foto: Rafael Coelho/Circuito SESC

Cortejo 'Encantadas: no caminho das Tias Pretas'
Um cortejo teatral e turístico leva o toque do tambor às ruas da Pequena África, na Região Portuária, nesta quinta (29) e sexta-feira (30). A celebração é puxada pelas artistas Lú Fogaça, Azula, Angélica de Paula, Gaby Magalhães, Francine Melo e por percussionistas, que resgatam a história das Tias Pretas. O trajeto parte do Cais do Valongo, passando pela Esquina do Pecado com a Rua do Livramento, Praça da Harmonia, Instituto dos Pretos Novos, e termina com uma roda de samba no Museu da História e Cultura Afro-Brasileira, onde serão servidos pratos típicos.
Cais do Valongo, Saúde. Qui e sex, às 19h. Concentração às 18h30. Grátis.

3ª Mostra de Cinema Norueguês
Desta quinta-feira até o dia 9 de outubro, o CCBB abriga o festival que exibe gratuitamente 26 filmes noruegueses contemporâneos, entre longas e curtas, filmes de ficção e documentários, sendo alguns inéditos no Brasil. Entre os títulos que compõem a mostra, estão os dramas "A escolha do rei" (qui, às 18h) e "O que as pessoas vão dizer?" (sex, às 18h), além do documentário "Uma história de sapos" (sáb, às 16h).
Rua Primeiro de Março 66, Centro. Programação completa em ccbb.com.br/rio-de-janeiro/mostra-de-cinema-noruegues/. Grátis.

O drama 'A escolha do rei' — Foto: Reprodução

O drama 'A escolha do rei' — Foto: Reprodução

'Pedro I'
O espetáculo dirigido por Daniel Herz mistura elementos históricos e fictícios para refletir sobre os atos que moldaram a sociedade brasileira. Em cena, João Campany interpreta dois personagens que se encontram e se alternam: o imperador D. Pedro I e um artista dos tempos atuais. O roteiro, escrito pelo ator, pelo diretor e por Roberta Brisson, levanta questões como a eficácia do Primeiro Reinado, o início da corrupção no Brasil e o machismo.
Paço Imperial: Praça XV de Novembro 48, Centro (2215-1784). Qui e sex, às 17h30. Sáb e dom, às 16h. Grátis. 12 anos. Até 1º de outubro.

Ator João Campany no espetáculo 'Pedro I'  — Foto: Patrick Gomes

Ator João Campany no espetáculo 'Pedro I' — Foto: Patrick Gomes

'Travessia Tiradentes'
A peça itinerante que passeia por ruas do Centro do Rio, partindo da estátua de D. Pedro I, na Praça Tiradentes, convida o público a conhecer a história do reduto cultural que já abrigou cerca de 40 teatros (entre o século XIX e os dias atuais), além de cinemas, cafés-concerto, gafieiras, e outros espaços de artes e boemia. Ao longo do trajeto e a cada parada, os atores encenam, contam curiosidades históricas e arquitetônicas e tocam música ao vivo.
Ponto de partida: Praça Tiradentes. Qui a sáb, às 16h. Até 1º de outubro. Grátis.

Peça 'Travessia Tiradentes' — Foto: Diogo Nunes

Peça 'Travessia Tiradentes' — Foto: Diogo Nunes


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros