Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão domingo, 30 de abril de 2023

ROBSON GRADCIE SE ENCANTOU: GRANDE MESTRE, LENDA DO JIU-JÍTSU BRASILEIRO MORRE AOS 88 ANOS

 

Morre grande mestre Robson Gracie, lenda do jiu-jítsu brasileiro, aos 88 anos

 

Robson Gracie. Foto: Reprodução/Instagram e Wilton Junior/Estadão

Foto: Reprodução/Instagram e Wilton Junior/Estadão

Por Redação

29/04/2023 | 11h00Atualização: 29/04/2023 | 13h58

Ouvir:

Faixa vermelha da modalidade, atleta foi figura central na popularização da luta nacional e do MMA no Brasil e ao redor do mundo

O mundo do jiu-jutsu está de luto com a morte de Robson Gracie. O lutador morreu nesta sexta-feira, dia 28. A causa da morte não foi divulgada pela família. A notícia foi dada por meio do Instagram de Kyra Gracie, neta do atleta de quase noventa anos.

Em sua postagem, a também lutadora e seguidora dos ensinamentos do avô definiu Robson Gracie como “uma das pessoas mais importantes da minha vida”. “Atualmente, o Jiu-Jitsu se despede do Grande Mestre Robson Gracie, patriarca da Família Gracie e faixa vermelha da modalidade”, escreveu a neta, emocionada, em sua rede social. 

 

Robson Gracie no enterro de seu filho Ryan Gracie no ano de 2007.

Robson Gracie no enterro de seu filho Ryan Gracie no ano de 2007.  Foto: Wilton Junior/Agência Estado

 

Robson tinha 88 anos. Ele era o integrante mais velho da família real do jiu-jitsu brasileiro ainda vivo. Sua fama corria as academias. Segundo filho do patriarca Carlos Gracie, Robson nasceu no Rio em 1935 e foi presidente da Federação de Jiu-jitsu do Estado.

Junto ao pai, com o tio e os irmãos, o lutador foi um dos responsáveis pela criação da modalidade brasileira do jiu-jitsu, assim como do surgimento do Vale-Tudo, hoje conhecido popularmente como MMA. Sempre foi um defensor da disciplina e concentração na modalidade.

No Vale-Tudo, por exemplo, Robson Gracie estreou ganhando de Artur Emídio e, ao longo de sua carreira, bateu rivais como Valdo Santana, irmão de Valdemar Santana. Ele deixa os filhos Charles, Renzo, Keila, Ralph, Flávia e Robson Gracie Jr. Ele perdeu o filho Ryan Gracie em 2007.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros