Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Coluna do Calixto - Onde Reminiscências, Viagens e Aventuras se Encontram domingo, 06 de outubro de 2019

ROUBO EM STONEHENGE - PARTE II-B (OS CÍRCULOS)

 

ROUBO EM STONEHENGE – PARTE II-B (OS CÍRCULOS)

Compilação Por Robson José Calixto - Estágio III

 

 

 

O estágio III de Stonehenge, segundo os estudiosos, ocorreu entre 2.480 – 2.280 a.C. o Círculo de pedras azuis-acinzentadas foi desmontado e um banco e uma vala, com cerca de 35 m de diâmetro, foram construídos em torno da posição do antigo círculo de pedras. Supõe-se que as pedras tenham sido trazidas para Stonehenge, talvez para serem rearranjados dentro de seu centro.

Possivelmente duas pedras foram removidas para a abertura de passagem na extremidade nordeste. Inumação humana datada entre 2.400-2.140 a.C. foi enterrada na vala, do lado oeste da passagem (entrada) nordeste. Conhecido como o Arqueiro de Stonehenge, esse homem adulto foi atingindo, ao menos, três vezes por flechas. Ele tem sido acreditado como sacrifício humano ou vítima de assassinato, contudo pode ter sido o último enterrado no cemitério de Stonehenge.

Estágio IV

Nesse estágio, as pedras azuis-acinzentadas foram assentadas sobre os soquetes Q&R. Dentro do centro, um círculo oval com 24 pedras foi construído (possivelmente a partir de pedras azuis na posição vertical, no período de 2.280-1.940 a.C.).

O grande buraco ao lado do trilithon gigante foi preenchido e uma das pedras do círculo oval foi assentada no seu interior. Osso de animal, datado de 2.460 a 2.040 a.C., no topo de um buraco Q vazio correspondeu com a data de construção de 2.480 a 2.140 a.C e 2.290 a 2.030 para o círculo de pedras azuis-acinzentadas.

Estágio V

Dois círculos concêntricos de valas, conhecidos como buracos Y e Z foram cavados na parte de fora do círculo de pedras sarracenas (Sarsen Circle). Elas foram deixadas abertas e foram preenchidas por sedimentos trazidos pelo vento, provavelmente de áreas cultivadas na vizinhança. É possível que essas valas tenham sido escavadas para a colocação de pedras azuis-acinzentadas, todavia se a era a intensão nunca foi completada. Algumas partes desse trabalho não foram bem preservados, e pedras desse último círculo foram removidas em períodos mais recentes.

Fim da Parte II-B

Esse texto foi completamente baseado em: Pearson, M.; Marshall, P.; Pollard, J.; Richards, C.; Thomas, J.; and Welham, K. – Stonehenge. Chapter 9.

Brasília,05 de outubro de 2019

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros