Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Country Music sexta, 06 de maio de 2022

ROY ROGERS E DALE EVANS
ROY ROGERS E DALE EVANS

Raimundo Floriano

 

 

Roy Rogers e Dale Evans

 

                        Ontem, depois de assistir a mais uma reprise no Tele Cine Cult no Canal 166 da NET, me bateu uma tremenda recordação de meus tempos de estudante, da adolescência em Teresina, onde a maior diversão era assistir aos filmes nos finais e semana, e os vibrantes seriados, nestes dois cinemas, o Theatro 4 de Setembro e o Cine Rex:

 

 

                        Na frente, em suas calçadas, praticávamos o escambo de revistas em quadrinho, nas quais pontificavam nossos heróis, nomes inesquecíveis como Hopalong Cassidy, Tom Mix, Rocky Lane, Cavaleiro Negro, Zorro, e, o principal deles, Roy Rogers.

 

                        Roy Rogers era especial, porque, além de as aventuras nas revistinhas, vez em quando, estrelava filmes, combatendo bandidos e cantando lindas canções, tinha existência real, que ia além da imaginação dos desenhistas. Para completar, sua trupe, havia Dale Evans, sua mulher, o cavalo Trigger e o cachorro Bullet.

 

Roy Rogers, com o cavalo Trigger e o cachorro Bullet

 

                        Roy Rogers, ator norte-americano, cujo nome verdadeiro era Leonard Franklin Slye, nasceu em Cincinnati, Ohio, a 5 de novembro de 1911, e faleceu em Apple Valley, Califórnia, a 6 de julho de 1998, aos 86 anos de idade. Ele e sua terceira esposa, Dale Evans, seu cavalo Trigger e seu cachorro, Bullet, apareceram, em aproximadamente, uma centena de filmes.

 

                        Fizeram, também, o programa The Roy Rogers Show, que começou no rádio e, depois de nove anos, migrou para a televisão, onde ficou de 1951 a 1957. Dele, participavam ainda dois antigos parceiros no cinema, Pat Brady, que dirigia um jipe de nome Nellybelle, e Gabby Hayes. O apelido de Roy era King of the Cowboys – Rei dos Caubóis –, enquanto Dale era a Queen of the West – Rainha do Oeste.

 

Roy Rogers, Dale Evans e Pat Brady – Gabby Hayes

 

                        Dale Evans, nominada, inicialmente, Lucille Madeira Smith e, ainda bebê, registrada como Francês Octavia Smith, nasceu em Uvande, Texas, no dia 31 de outubro de 1912, e faleceu Apple Valley, no dia 7 de fevereiro de 2001, aos 88 anos de idade.

 

                        Em 1933, Roy Rogers ajudou Bob Nolan a formar o grupo Sons of the Pioneers, um dos mais antigos conjuntos de country music dos Eatados Unidos, ativo até hoje, e que teve esta formação inicial: Roy, Bob, Tim Spencer, Hugh Farr, Karl Farr, Looyd Perryman, Patty Brad e Ken Carson.

 

Flagrante de Sons Of Pioneers

 

                        Outro caubói cantor que ficou para sempre em minhas recordações foi Gene Autry, do qual falarei oportunamente.

 

                        Para mostrar um pouco do trabalho musical de Roy Rogers e Dale Evans, escolhi estas cinco faixas, nas quais são acompanhados por The Sons of the Pioneers:

 

                        Back in The Saddle Again, foxtrote de Gene Autry, canta Roy Rogers:

 

 

                        Red River Valley, foxe do folclore Americano, canta Roy Rogers:

 

 

                        Happy Trails, foxe de Foy Disposto, cantam Roy Rogers e Dale Evans:

 

 

                        That Palomino Pal O’Mine, foxe do folclore Americano, canta Roy Rogers:

 

 

                        Texas For Me, de Roy Rogers, foxtrote, canta de Dale Evans:

 

 

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros