Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense sábado, 08 de julho de 2023

SÃO JOÃO: TORNEIO DE QUADRILHAS CHEGA À FASE FINAL DA CLASSIFICATÓRIA EM SAMAMBAIA SL

Torneio de quadrilhas chega à fase final da classificatória em Samambaia Sul

As apresentações do Circuito Distrito Junino começam nesta sexta-feira, às 19h30, no estacionamento do Estádio Rorizão

Samuel Calado
postado em 07/07/2023 19:08
 
 
 (crédito: Samuel Calado / CB)
(crédito: Samuel Calado / CB)

Após passar por Taguatinga e Ceilândia, o Circuito Distrito Junino chega à fase final das classificatórias com grande festival de apresentações na Samambaia Sul. Cerca de 30 quadrilhas devem se apresentar nesta sexta (7), sábado (8) e domingo (9) e nos dias 14, 15 e 16 de julho, no Estacionamento do Estádio Rorizão. A disputa está acirrada, principalmente entre as juninas Paixão Cangaço e Si Bobiá a Gente Pimba, que venceram a primeira e a segunda fase, respectivamente. O evento é gratuito e começa às 19h.

A Paixão Cangaço, de Águas Lindas de Goiás, aparece em primeiro lugar na classificação parcial geral. O grupo venceu a primeira fase da disputa, realizada no início do mês de junho em Taguatinga, com o espetáculo “A colheita”, que utiliza o ciclo da plantação para mostrar que a vida também é feita de passagens, conquistas e aventuras. “A gente percebe um profissionalismo imenso de todos os grupos. A cada etapa os trabalhos evoluem mais. Sempre com a intenção de levar o melhor ao público. A expectativa é passar cada vez mais claro e objetivo o nosso tema e levar a mensagem de forma mais divertida. Tenho certeza que essa etapa será inesquecível", conta o brincante e figurinista João Vinicius.

 

Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia Sul, vencedora da Segunda fase do Distrito.
Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia Sul, vencedora da Segunda fase do Distrito.(foto: Gabriela Félix / Distrito Junino )

 

A Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia Sul, também lidera o pódio parcial na vice-liderança e pretende lutar pelo grande troféu de campeã do circuito. A quadrilha venceu a segunda fase do festival ocorrida em Ceilândia. O momento também representou a estreia do tema "Entre a labuta e a devoção, as mãos que constroem o meu São João", que traz um conto autoral em homenagem aos trabalhadores. A apresentação utiliza a metáfora das “mãos” para fazer uma reflexão sobre os valores, amores e dores a partir das ações que as mãos são capazes de produzir. “O dia da estreia já é um dia de muito nervosismo. Queremos fazer essa entrega para o público e fazer com que eles gostem da proposta. Estrear o tema ganhando foi um momento muito importante para nós. Fez com que a gente percebesse que a mensagem foi transmitida. Vamos dançar em casa nesta fase e será maravilhoso. O público de Samambaia é bem receptivo e estamos ansiosos para este momento” disse o quadrilheiro e estudante, Raul Miranda.

 

A quadrilha Sabugo de Milho ocupa o terceiro lugar na classificação geral.
A quadrilha Sabugo de Milho ocupa o terceiro lugar na classificação geral.(foto: Samuel Calado / CB)

 

Confira a classificação geral parcial

1. Paixão Cangaço - 358,4
2. Si Bobiá a Gente Pimba - 358,4
3. Sabugo de Milho - 357,6
4. Pau Melado - 355,9
5. Busca Fé - 354,7
6. Eta Lasquera - 354,1
7. Amor Junino - 354,0
8. Xamegar - 353,8
9. Elite do Cerrado - 353,6
10. Sanfona Lascada - 352,9
11. Mala Véia - 350,7
12. Segue o fogo - 350,1
13. Aquarela Nordestina - 343,5
14. Filhos do Sertão - 349,2
15. Tico Tico no Fubá - 346,5
16. Fornalha - 345,8
17. Triscou Queimou - 345,2
18. Santo Afonso - 344,7
19. Pula Fogueira - 343,5
20. Chinelo de Couro - 342,4
21. Arraiá Chapéu de Palha - 340,7
22. Chamego Bom - 337,4
23. Arriba Saia - 336,7
24. Saca Rolha - 333,9
25. Oxente Vixe - 333,8
26. Chapéu de Palha Gama - 330,7
27. Espalha Brasa - 330,7
28. Tengo Lengo - 329,5
29. Flor do Mamulengo - 328,5
30. Furacão - 0

 

A junina Busca Fé ocupa o quinto lugar na classificação geral.
A junina Busca Fé ocupa o quinto lugar na classificação geral.(foto: Samuel Calado/CB)

 

Grande final 

Após a fase decisiva, o Distrito Junino irá divulgar os 15 nomes que vão se apresentar na grande final do circuito. O evento deve acontecer no mês de agosto, no estacionamento do Instituto Ibero-Americano (antiga Funarte), no Eixo Monumental. O coordenador de avaliação Gilson Cezzar celebra a realização do Distrito Junino como um importante evento de congraçamento entre os grupos de quadrilhas. “Sobretudo aqueles que não participavam da mesma competição, simultaneamente. São grupos associados a outras entidades, e por terem suas associações não competiam. Neste sentido de trazê-los para o mesmo espaço, propomos um encontro de saberes entre esses grupos. Essa troca de conhecimento é um fator positivo. Esse evento veio para ficar e para se firmar como um espaço importante na cena cultural das quadrilhas juninas", ressalta.

Confira a programação completa


Sexta-feira (7/7)

Amor Junino
Oxente Vixe
Xamegar
Tengo Lengo
Chinelo de Couro

Sábado (8/7)
Aquarela Nordestina
Chamego Bom
Furacão
Filhos do Sertão
Arriba Saia

Domingo (9/7)
Arraiá Chapeu de Palha
Espalha Brasa
Tico Tico no Fubá
Chapeu de Palha Gama
Elite do Cerrado

Sexta-feira (14/7)
Santo Afonso
Segue o Fogo
Sanfona Lascada
Pula Fogueira
Busca Fé

Sábado (15/7)
Êta Lasqueira
Saca Rolha
Pau Melado
Fornalha
Flor do Mamulengo

Domingo (16/7)
Sabugo de Milho
Mala Véia
Paixão Cangaço
Si Bobiá a Gente Pimba
Triscou Queimou

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros