Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quarta, 28 de dezembro de 2022

SAÚDE: POR QUE BEBÊS SE MEXEM TANTO?

 

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

 

Pernas e pés de um bebê recém-nascido.
Pernas e pés de um bebê recém-nascido. Freepik.com
 

Os movimentos espontâneos feitos por bebês ainda na barriga de suas mães ou quando recém-nascidos — como dar chutes e balançar os braços — preparam os corpos e os sentidos das pequenas crianças para outras ações, como engatinhar ou agarrar, à medida que se desenvolvem. É o que afirma um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade de Tóquio. O trabalho foi publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences. 

Segundo os cientistas, esses movimentos promovem o desenvolvimento do sistema sensório-motor, que inclui a coordenação mão-olho, atrelado ao controle corporal do bebê. Eles esperam que suas descobertas possam ajudar a detectar, mais cedo, bebês com condições de desenvolvimento que afetam o movimento e a coordenação, como paralisia cerebral.

Os especialistas acoplaram rastreadores de movimento a 12 recém-nascidos, com menos de 10 dias de idade, junto com 10 bebês de três meses de idade, para medir os chamados "movimentos espontâneos" que os bebês faziam.

Os cientistas então alimentaram os dados em um programa de computador que lhes permitiu analisar como os músculos de todo o corpo dos bebês estavam se comunicando. Eles descobriram que os padrões de movimentos espontâneos ajudaram a desenvolver o sistema sensório-motor — o nome científico da capacidade do corpo de controlar os músculos para movimento e coordenação.

O principal autor, o professor Hoshinori Kanazawa, especialista em desenvolvimento infantil, diz que a descoberta reverteu estudos anteriores que sugeriam que os bebês só desenvolviam seu sistema sensório-motor por meio de movimentos repetidos que tinham um propósito.

"Tem sido comumente assumido que o desenvolvimento do sistema sensório-motor geralmente depende da ocorrência de interações sensório-motoras repetidas, o que significa que quanto mais você faz a mesma ação, mais provável é que você aprenda e se lembre dela", explicou em um comunicado. "No entanto, nossos resultados implicam que os bebês desenvolvem seu próprio sistema sensório-motor com base no comportamento exploratório ou na curiosidade, de modo que eles não repetem apenas a mesma ação, mas uma variedade de ações."

O professor Kanazawa sugeriu que isso poderia, em teoria, ajudar a detectar bebês com distúrbios de desenvolvimento mais cedo. A equipe espera realizar mais pesquisas sobre como o movimento aleatório dos bebês afeta movimentos específicos, como caminhar.

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros