Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo domingo, 24 de março de 2024

SELEÇÃO BRASILEIRA: ENDRICK É A CEREJA DO BOLO EM ESTREIA DE DORIVAL COM OUSADIS E ALEGRIA DE VOLTA

 

 

 

O começo da era Dorival Júnior na seleção brasileira será lembrado por uma bela atuação coletiva diante da Inglaterra em Wembley, com vitória por 1 a 0 e Endrick, herói da noite, como a cereja do bolo. O atacante do Palmeiras marcou seu primeiro gol pela equipe principal do Brasil, que voltou a vencer em sua apresentação de estreia no ano.

— Ainda estou raciocinando. É uma sensação única. Eu jogava vídeo-game no modo jogador, e no primeiro jogo pela seleção eu também fiz um gol em Wembley. Memória única — afirmou a joia brasileira, que se tornou o jogador mais jovem a marcar no estádio.

Apesar da falta de entrosamento geral, Dorival imprimiu logo de cara as suas ideias, que passam por uma equipe solidária taticamente, mas com liberdade para criar situações. Isso passa por um meio-campo e um ataque de mobilidade, com ótimas combinações entre Vini Jr, Rodrygo e Paquetá, que voltou a ser convocado e fez toda a diferença no jogo.

Curiosamente, o gol do Brasil sai no segundo tempo, quando Andreas Pereira substituiu Paquetá e estica bola para Vini Jr finalizar. No rebote, Endrick só empurrou para o gol. A superioridade inicial, porém, foi da Inglaterra. Com um começo de jogo nervoso, o Brasil demorou a finalizar. Mas quando destravou, o talento falou mais alto. Foram quatro chances claras no primeiro tempo, como um gol cara a cara perdido por Vini Jr e uma bola na trave de Paquetá.

A defesa brasileira com caras novas, a exceção de Danilo, também deu conta do recado, contra um ataque que não tinha Harry Kane, mas deu trabalho sobretudo nas bolas aéreas. Danilo, Fabricio Bruno, Beraldo e Wendel fecharam os espaços, um pouco maiores pelo lado direito do setor.

— Vitória que dá confiança ao começo de trabalho. Para tirar a imagem do último ano, mas precisamos vencer muito mais — disse o capitão Danilo após o jogo.

Como ponto alto, esteve justamente a sede de vitória do Brasil. O espírito cobrado pela nova comissão técnica foi atendido. Mesmo com poucos dias de treino, os jogadores do Brasil se dedicaram o tempo inteiro. Respeitaram o pouco tempo de preparação com uma postura tática pouco ousada, com uma linha defensiva estruturada, protegida por João Gomes.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros