Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Sem Lei & Sem Alma (Notícias do Velho Oeste) quarta, 29 de dezembro de 2021

SEM LEI SEM ALMA

 

SEM LEI E SEM ALMA  

Por  Altamir Pinheiro 

 


 

O título que dá nome a esta coluna é baseado no filme do conhecido diretor de cinema John Sturges, protagonizados pelos estupendos Burt Lancaster e Kirk Douglas. Trata-se do  filme SEM LEI E SEM ALMA, que ainda nos proporciona uma bela canja com a participação da lindíssima ruiva Rhonda Fleming, uma das atrizes mais bonitas de seu tempo, que coestrelou vários western roubando cenas apenas com sua beleza encantadora que morreu em agosto de 2020 com 97 anos de idade. Quanto ao diretor John Sturges, este faleceu no ano de 1992 aos 82 anos. SEM LEI E SEM ALMA é mais um clássico de Sturges, que já nos dera Punido Pelo Próprio Sangue, antes deste e após, Joe Kid, com Clint Eastwood, Duelo de Titãs, Sete Homens e Um Destino, dentre outros. No filme em tela também temos a presença de ótimos atores coadjuvantes que não deixa de ser um deleite ver grandes figuras como Lee Van Cleef, DeForrest Kelley e Dennis Hopper em início de carreira!!!  

A  sinopse do filme nos conta que, Wyatt Earp (Burt Lancaster), lendário homem da lei, aposenta-se e vai visitar a família no Arizona. Lá ele se une a Doc Holliday (Kirk Douglas) - um dentista de formação, famoso pela rapidez no gatilho, gravemente doente e viciado em jogo, que também acaba de chegar na cidade para combater o temido bando de Ike Clanton (Lyle Bettger). Esta obra relata uma versão romanceada de um fato real ocorrido no Velho Oeste dos Estados Unidos da América: o famoso tiroteio do O.K. Corral em Tombstone, ocorrido de 26 de outubro de 1881. Este famoso duelo, que colocou Wyatt Earp e Doc Holliday frente a frente com a quadrilha dos Clanton, foi refilmado várias vezes pelo cinema, mas não de forma tão espetacular como neste clássico nomeado ao Oscar. 

Na projeção há dois momentos com Wyatt(Lancaster) e Doc(Douglas) enfrentando bandidos não chegam a emocionar o espectador ávido por ação. No primeiro deles o enorme bando de desordeiros liderado por Shangai Pierce  é facilmente dominado por Wyatt e Doc. Os bandidos são encarcerados na pequena cadeia de Dodge City e não se ouve mais falar deles. O confronto seguinte passa-se à noite quando três bandidos atacam Doc e Wyatt acreditando que ambos estão dormindo e o trio é morto pelo marshal e pelo jogador-pistoleiro. O assassinato de James, o mais novo dos irmãos Earp abrevia o clímax de "Sem Lei e Sem Alma" com o confronto marcado para o amanhecer no OK Corral. É quando o western de Sturges se torna eletrizante com os três Earps e mais Doc Holliday liquidando os cinco temíveis oponentes.  

SEM LEI E SEM ALMA é um dos maiores clássicos do cinema, uma fita quase que imortal, sem falar nas atuações de Burt Lancaster e Kirk Douglas  ambos no melhor de suas formas. Perfeito, bem dirigido, bem interpretado, mas com falhas no roteiro, segundo o que o próprio Earp deixou escrito. De qualquer forma o melhor de todos feito sobre o tema.  a fotografia é simplesmente espetacular. O  enredo é  baseado em fatos reais da famosa veracidade dos acontecimentos ocorridos no O.K.CORRAL. Vale destacar a ótima direção de John Sturges e a trilha sonora de Dimitri Tiomkin que são simplesmente maravilhosas.  Cena marcante é quando presenciamos um desolado Xerife  Wyatt Earp(Burt Lancaster), com a morte do seu  irmão,  ao retirar o distintivo jogando-o ao chão, repetindo o gesto de Will Kane (Gary Cooper) em "Matar ou Morrer".   

Conforme nos conta o estudioso de cinema bang bang, Darci Fonseca, "Sem Lei e Sem Alma" (Gunfight at The OK Corral) foi um grande sucesso quando de seu lançamento. E não poderia ser de outra forma já que o elenco era encabeçado por Burt Lancaster (Wyatt Earp) e Kirk Douglas (Doc Holliday), ambos no auge de suas respectivas carreiras. Mas não foi fácil para o produtor Hall B. Wallis convencer Lancaster a fazer este filme. Como o ator de "Apache" havia a princípio se recusado a atuar nesse western, Wallis chegou a oferecer o papel de Wyatt Earp para Richard Widmark, Jack Palance e Van Heflin. Porém Hall B. Wallis sabia que a dupla Lancaster-Douglas atrairia muito mais público, o que significaria maior lucro para ele. Afinal de contas era Wallis quem estava bancando o filme que seria distribuído pela Paramount. Na verdade, Sem Lei e Sem Alma é um  Western de raiz em questão presentes todos os elementos caros ao gênero como honra, lealdade e acerto de contas naquele tiroteio final, no O.K.CORRAL. Um baita filme!!! 

 

Assista na íntegra ao filme que tem duração de  2 horas. 

 


quinta, 30 de dezembro de 2021 as 09:24:41

Cícero Tavares
disse:

Excelente artigo. Só poderia vir de quem domina o assunto.


Responder comentário - Cancelar

Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros