Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Megaphone do Quincas quarta, 31 de janeiro de 2018

SÉRIE GRANDES TRILHAS E MÚSICAS DE FILMES NACIONAIS - ESTRADA DA VIDA

 

“Estrada da Vida”, o grande sucesso de Milionário e Zé Rico, virou filme de Nelson Pereira dos Santos

Milionário e Zé Rico formaram uma dupla de cantores de música sertaneja (breganeja), que surgiu na transição da velha e boa música de raiz da primeira metade do século passado – Inezita Barroso, Tonico e Tinoco, Cascatinha e Inhana e outros tantos representantes da época.

Chegaram depois destes e ainda se encontraram com o chamado sertanejo universitário, passando o bastão para Marciano, Mathias e Robertinho, tornando-se inspiração para as nascentes duplas atuais.

Considerada uma das mais famosas do país, foram conhecidos nacionalmente como “As gargantas de ouro do Brasil”.

Com 42 anos de carreira, a dupla vendeu cerca de 35 milhões de exemplares de seus 29 discos gravados, desde 1973.

“Coração de Pedra”, com Milionário e Zé Rico

 

 

Além disso, gravaram dois DVDs e participaram de dois filmes “Estrada da Vida”, de 1980, dirigido por Nelson Pereira dos Santos e “Sonhei com Você”, de 1988, com direção de Ney Sant’anna, filho de Nelson.

Em 1970, coincidentemente, Romeu Januário de Matos (Milionário), nascido em Monte Santos de Minas-MG, em 1940 e José Alves da Silva (Zé Rico), nascido em São José do Belmonte-PE, em 1946, foram, ao mesmo tempo, para São Paulo, para tentar o sucesso em suas respectivas carreiras de cantores.

Também por coincidência, os dois se hospedaram no Hotel Rio Preto, conhecido com o “Hotel dos Artistas”.

Quando os dois se encontram, no Hotel, ao serem apresentados, Zé Rico, que já era tinha esse apelido, ouviu de Romeu: “então, se você é Zé Rico, eu sou tubarão”. Mais tarde, em programa de calouros, Silvio Santos chamou-os de Zé Rico e Milionário, em alusão ao carnê milionário.

A partir daquele momento, o destino havia preparado o que todos iriam conhecer a partir de 1973.

Com o interesse de Zé Rico pelos mais variados estilos musicais como o gaúcho, mexicano, paraguaio e cigano, dotou a dupla de um estilo próprio e inconfundível. Usavam harpas, trompetes e acordeom.

Saudade de Minha Terra – Goiá/Belmonte, com Milionário e Zé Rico

 

 

A música “Estrada da Vida” vendeu 30 milhões de cópias e originou o roteiro do filme “Estrada da Vida” baseado na própria vida da dupla e dirigida pelo grande diretor Nelson Pereira dos Santos. O filme é interpretado pelos próprios artistas.

Em 1991, após a gravação do LP, volume 20, com o título “Vontade Dividida”, ocorreu a separação da dupla por um período de três anos.

Durante esse tempo, Zé Rico gravou dois discos. O último show da dupla, onde foi anunciada a separação, foi em Ipuã/SP.

Milionário formou então dupla com o Mathias (da dupla Mathias e Matogrosso) e também gravou um disco com Robertinho (da dupla Léo Canhoto e Robertinho).

Zé Rico, por sua vez, tenta a carreira solo, gravando dois discos. Em 1994, Milionário e Zé Rico se uniram novamente e gravaram o LP Volume 21, com o título “Nasci para te Amar”

Zé Rico morreu em março de 2015, vítima de um infarto, em Americana-SP. Milionário remanesce com a dupla que formou em 2016, com João Mineiro.

Estrada da Vida, música tema do filme “Estrada da Vida”, de N

 

 

Semana que vem, tem mais….


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros