Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Megaphone do Quincas terça, 13 de fevereiro de 2018

SÉRIE TRILHAS E MÚSICAS DE FILMES NACIONAIS - HUMBERTO TEIXEIRA II



Humberto Teixeira: O Homem Que Engarrafava Nuvens

Humberto Teixeira ganha uma segunda, por não caber numa só edição. Tocaremos mais músicas que fazem parte do filme “O Homem que Engarrafava Nuvens”, dirigido por Lírio Ferreira e produzido por Denise Dumont, atriz e filha de Humberto Teixeira.

Paraíba Masculina – no filme “O Homem que engarrafava Nuvens”

 

 

Nascido em Iguatu em janeiro de 1915, foi fundador e presidente da Academia Brasileira de Música Popular.

Foi casado com Margarida Teixeira (a atriz “Margot Bittencourt”), que depois separaria dele para se casar com Luís Jatobá. Da união, nasceu a atriz Denise Dumont, mãe de seus dois netos.

Chamada para o filme “O Homem que Engarrafava Nuvens”, com cena de Humberto Teixeira e Gonzagão na mesa de bar

 

 

Filho de João Euclides Teixeira e Lucíola Cavalcante Teixeira, aos 13 anos, depois de ter editado sua composição “Miss Hermengarda”, tocava flauta na orquestra que musicava os filmes mudos no Cine Majestic, de Fortaleza.

Aos 15, radicou-se no Rio de Janeiro, onde, aos 18 anos, em 1934, foi premiado com “Meu Pecadinho!, pela revista “O Malho”, num concurso de música carnavalesca.

Formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na época, já tinha composto sambas, marchas, xotes, sambas-canções e toadas e tentava lançar o ritmo nordestino “balanceio”, tocado pelo parceiro Lauro Maia, com quem compôs “Deus Me Perdoe” e “Vamos Balancear”.

“No Meu Pé de Serra”, com Gilberto Gil, dentro do filme “O Homem…”

 

 

Depois de compor e produzir alguns dos grandes sucessos de sua carreira com Luiz Gonzaga, como “Asa Branca”, em 1954, Teixeira candidata-se a deputado federal, passando dois meses fazendo campanha no sertão cearense, ao lado de Gonzaga. Estiveram em Iguatu para uma força a candidato a prefeito, dr. Meton Vieira, a quem presentearam com uma música para a campanha.

Outro documentário “Doutor do Baião” – vários artistas

 

 

Eleito, com 12 mil votos, teve destaque na Câmara Federal, quando do seu empenho na defesa dos Direitos Autorais. Conseguiu aprovar a “Lei Humberto Teixeira”, que permitia maior divulgação da música brasileira no exterior por meio das caravanas musicais, financiadas pelo Governo Federal. A iniciativa levou muita gente boa, como Valdir Azevedo, Poly, Radamés Gnatalli e Sivuca, entre outros.

Eleito três vezes consecutivos o melhor compositor do Brasil, Humberto Teixeira morreu, aos 64 anos em 1979.

Saímos para um descanso e voltamos em março. Até lá!


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros