Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo quinta, 20 de outubro de 2022

SERRA DE PETRÓPOLIS: PASSARELAS PARA TRAVESSIA DE ANIMAIS SERÃO CONSTRUÍDAS NA BR-040, NA DESCIDA DA SERRA

 

Por Pâmela Dias — Rio de Janeiro

 

Foto ilustrativa de como será a passagem suspensa na BR-040
Foto ilustrativa de como será a passagem suspensa na BR-040 Divulgação
 

Animais silvestres que vivem ao longo da BR-040 vão ganhar um caminho alternativo para atravessar a via, reduzindo, assim, o risco de acidentes e interrupções no trânsito. A Concer, concessionária que administra a Rio-Juiz de Fora, inicia em novembro a construção de duas passagens suspensas de fauna — construções parecidas com passarelas, feitas de material natural e voltadas especialmente para primatas e marsupiais. A princípio, as passagens serão instaladas nos quilômetros 86km e 95km, na descida da Serra de Petrópolis, e a previsão é que fiquem prontas até dezembro.

De acordo com a Concer, esses trechos foram escolhidos devido à grande incidência de animais nas proximidades da via. Atualmente, há apenas cercas e placas que sinalizam para os motoristas a possibilidade de eventual passagem de animais na pista. Entre as principais espécies que habitam a região estão os primatas (macacos, micos-leões-dourados), escansoriais (ouriços), marsupiais (animais escaladores, como gambá) e pequenos roedores (cuíca e rato-do-mato).

Os saguis são uma das espécies que habitam a BR-040 — Foto: Divulgação

Os saguis são uma das espécies que habitam a BR-040 — Foto: Divulgação

Os trechos da descida da Serra de Petrópolis, onde as passagens serão instaladas, são regiões que reúnem importantes unidades de conservação, como Área de Proteção Ambiental de Petrópolis (APA) Petrópolis, a Reserva Biológica do Tinguá (Rebio Tinguá) e o Refúgio da Vida Silvestre da Serra da Estrela.

— Nossa proposta é trabalhar para mitigar, ao máximo, o impacto da rodovia na vida silvestre ao longo da BR-040. E, a partir de estudos, buscamos soluções. Em pontos onde há passagem de animais maiores, como capivaras, colocamos cercas. Em outros, fazemos sinalizações com placas. E agora, nesses dois pontos na descida da Serra de Petrópolis, vamos colocar as passagens suspensas — explicou a bióloga e coordenadora de gestão ambiental da da Concer, Renata Villegas.

Depois de construídas, as pontes serão monitoradas para verificar a adaptação das espécies à iniciativa, por meio de câmeras e com auxílio das equipes de controladores do Centro de Controle Operacional, dos inspetores de tráfego e da equipe de fauna.

Cada uma das duas passagens será feita com sisal e madeira de reflorestamento — somente a estrutura utilizará cabos de aço encapados para evitar o aquecimento ou desconforto para os animais. A altura será de cinco metros e 50 centímetros, que é o gabarito padrão das passarelas da rodovia.

— As passarelas instaladas na BR-040 serão híbridas. Serão suspensas para atender primatas e marsupiais e terão conexão da parte superior com o chão para que roedores, como esquilos, também possam usá-las. A expectativa é que os animais passem a adotar naturalmente a nova rota — diz Wilson Miguel, representante do Grupo Eco, que está conduzindo o projeto e as obras.

A iniciativa faz parte das ações do Projeto Caminhos da Fauna que, em 2022, completa 16 anos. O projeto, que já salvou a vida de quase 800 animais, promove o recolhimento de animais silvestres na rodovia, seguido do encaminhamento para tratamento em clínicas veterinárias, quando necessário. A Concer também providencia atendimento da fauna em consequência de queimadas, espécies apreendidas ou ainda vítimas de acidentes e de predadores, nas imediações da BR-040 e em áreas de preservação ambiental localizadas ao longo do trecho da rodovia.


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