Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Raimundo Floriano - Perfis e Crônicas terça, 05 de setembro de 2017

SEU MUNDINHO – OU VELHO FULÔ – AOS 79

SEU MUNDINHO – OU VELHO FULÔ – AOS 79

(Publicada no dia 20.07.2015)

Raimundo Floriano

 

                        Na verdade, os aniversariantes eram dois: Ana Alice, minha cobrinha digo, sobrinha e comadre, do dia 2, e eu, do dia 3. Sempre que possível, comemoramos juntos.

  

 

                        Nossa família, os Albuquerque e Silva e os Sousa Silva, ultrapassam, só aqui em Brasília, a casa das 200 pessoas. Como este ano foi apenas uma previa do que acontecerá no próximo, quando comemoraremos números redondos, Ana Alice, 60, e eu, 80, os convites foram restritos a um círculo bem íntimo de nossa laia. Mesmo assim, 83 compareceram à festa.

 

                        Família solidária, alegre e feliz. Pedíramos que, em vez de presentes, trouxessem cobertores ou agasalhos, para distribuirmos com entidades assistenciais, neste tempo de intenso frio brasiliense: arrecadamos mais de uma centena de peças.

 

                        O evento ocorreu no dia 4, sábado, das 12h às 18h, na ampla casa da Ana Alice, na Park Way, especialmente construída para a diversão desta nossa família, festeira por demais.

 

 Veroni, com a sobrinha Luciana 

                        Maior parte da administração da festa ficou a cargo da Veroni, minha mulher, que se desdobrou para que tudo saísse a contento, com perfeição, nos mínimos detalhes, como de fato ocorreu.

 

                        O cardápio constou de maria-isabel, paçoca vinda de Balsas, vatapá, ovo frito e banana-prata. Para sobremesa, tortas diversas, bombons, bolo de arroz e bolo de puba, preciosidades da cozinha de Dona Maria Bezerra, minha saudosa e santa mãezinha. Para beber, cerveja, refrigerantes, vinhos e cachaça.

 

                        A parte musical ficou a cargo de um sanfoneiro, um zabumbeiro, um violonista e uma cantora. Depois das tantas, a prata da casa também mostrou sua arte, e até eu me aventurei com minha gaita. Pena que os músicos tenham ficado, involuntariamente de nossa parte, escondidos pela folhagem do jardim.

 

 Elaine, cantora, Giane, violonista, Lico, sanfoneiro, e Raimundo 

                        Grata gentileza foram as presenças de Izaura Maria, minha prima e cunhada, casada com meu irmão Bergonsil, seus filhos Valéria e Maurício, este com Luciana, sua mulher, e as filhas Martinha e Mariana, que vieram de Niterói especialmente para nos prestigiar com seu carinho.

 

 Raimundo e Izaura Maria - Raimundo e Valéria 

 

Maurício, Luciana, Martinha e Mariana 

                        A seguir, outros flagrantes da festa:

 

 Meu filho Zezinho, com Paula, sua mulher, e Anna Paula, minha neta

 

 Minhas filhas Elba, com Fábio, seu marido, e Mara, com Vinícius, seu namorado 

 

Lara, sobrinha, com Rodrigo, seu marido - Sobrinas Ceres e Fernanda

  

**********

                        Alguns amigos, ao me encontrarem na rua, ficam muito preocupados com o tamanho de minha barriga e me recomendam dietas milagrosas. A última novidade é o livro Barriga de Trigo, do americano William Davis. Aos 79 anos, agora é que vou parar de comer pão? De que adiantaria isso nesta idade provecta? Eu, que fui criado comendo beiju, cacete e cuscuz? 

********** 

                        Causou-me espanto a quantidade de mensagens recebidas no Facebook, onde contabilizo 953 amigos: 194 postagens, entre parabéns e curtidas! A todos respondi, individualmente, com este cordelzinho: 

PELOS PODERES DE DEUS, AQUI CHEGUEI!

 

Sou Raimundo Floriano

Mão de Onça, Pé de Pano

Do Maranhão natural

Trombonista brasileiro

Cordelista, presepeiro

Heterossexual

*

No Exército, Sargento

Trabalhei no Parlamento

A nobre missão cumpri

Com invejável memória

Em livros, conto a história

De Balsas, onde nasci

*

Setenta e nove nos couros

Vida coberta de louros

Provei o gosto de tudo

Desfrutei do bom bocado

Mas fui até governado

Por um tal Sapo Barbudo

*

Da jumenta tomei leite

Do coco tirei azeite

Pro beiju amanteigar

E pra rimar com jumenta

Taí uma Presidenta

Ainda a nos governar

*

Meu medo é que certa hoste

Que elege qualquer poste

Fique a trocar as bolas

E venha com o xaveco

De balançar meu fuleco

E coçar meus caxirolas

*

Saiba, amigo ou amiga

Que é preciso que lhe diga

Com toda a sinceridade

Gosto muito de você

Por isso, que Deus lhe dê

Saúde e felicidade

*

Pra todos tiro o chapéu

Que vivam como num céu

De muita fartura e paz

Nesta vida tudo passa

Mas nunca vira fumaça

O bem que a gente faz

*

Você de mim se lembrou

E parabéns me enviou

No meu dia, 3 de julho

Por isso, quero que entenda

Valeu mais que qualquer prenda

Ou presente num embrulho


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros