Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Corações ao Alto - Sacristão Ribamar Oliveira domingo, 07 de janeiro de 2024

SOLENIDADE DA EPIFANIA SENHOR

 

 

As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor”. (Sl 71/72) 

Celebramos neste domingo a Solenidade da Epifania do Senhor, transferida do dia 6. A Igreja vive o tempo do Natal que se encerra na Segunda-Feira, dia 8 de janeiro, com a festa do Batismo do Senhor. A partir da terça-feira, dia 9, inicia a primeira parte do Tempo Comum. Dessa forma, a Igreja vai caminhando ao longo de seu ano litúrgico e cada fiel participa desse mistério.  

A festa da Epifania do Senhor é conhecida popularmente como “dia de reis”, celebrada em 6 de janeiro, mas a Igreja no Brasil transfere a celebração para o Domingo seguinte possibilitando dessa forma uma maior participação dos fiéis. A solenidade da Epifania do Senhor é quando os três reis magos chegam até onde estão Maria, José e o Menino Jesus e lhe oferecem presentes: Ouro, Incenso e Mirra. Por isso, em alguns lugares do mundo nesse dia acontece a troca de presentes entre os familiares, que aqui no Brasil ocorre na noite de Natal.  

A solenidade da Epifania é a manifestação de Deus à humanidade, ou seja, Deus revela a humanidade o seu Filho, e no seu Filho, Ele manifesta o seu amor por toda a humanidade. Ao nascer, Jesus não se manifesta somente a Israel, mas a humanidade inteira. O desejo de salvação de Deus é para todos os povos e não somente para um povo. Todos os povos devem se unir diante do presépio e adorar o menino Deus.  

Neste dia da Solenidade da Epifania do Senhor, façamos como os três reis magos e ajoelhemo-nos diante do presépio e adoremos o menino Deus. Hoje em dia não ofereceremos mais ouro, incenso e mirra, mas devemos oferecer ao Senhor o nosso coração. Que nesse dia possamos fazer um pedido especial ao menino Jesus: a paz entre todos os povos.  

Os três reis magos são: Baltasar, Melchior e Gaspar e oferecem presentes ao menino: Ouro, Incenso e Mirra. O ouro representa a realeza daquele menino, ou seja, veio para ser rei de todos os povos; o incenso representa a humanidade; e a Mirra era um óleo muito fino entre os judeus, utilizado para passar nos mortos. Os magos ofereceram a Jesus aquilo que eles tinham de mais precioso, ofereçamos ao Senhor também aquilo que temos de mais precioso.  

Para finalizar o tempo do Natal participemos das celebrações das missas da Solenidade da Epifania nesse Domingo dia 7 de janeiro e da festa do Batismo do Senhor na Segunda-feira dia 08.  

A primeira leitura da missa da solenidade da Epifania é do profeta Isaías (Is 60, 1-6), Isaías viveu há cerca de quatrocentos anos a.C. Isaías tinha a missão de animar o povo de Deus que andava triste e desanimado, pois estavam regressando do exílio da Babilônia. Estavam tristes devido a acharem que Deus estava triste com eles devido aos seus inúmeros pecados. Ele exorta para o povo que levantem, pois acendeu-se a luz, a luz chegou e apareceu sobre Israel a glória do Senhor. Esse mesmo contexto serve para aquilo que estamos celebrando hoje, o povo que andava na escuridão viu uma grande luz. Essa Luz é Jesus que nasceu, e veio para iluminar as trevas do pecado, e de uma vez por todas Deus sela a aliança com a humanidade. 

Todos os povos irão adorar o Senhor e se curvar diante dele, sobretudo no momento de sua morte na Cruz, no alto do Monte Calvário, Ele se entrega e todos os povos se prostram diante dele, e o Senhor mostra o seu poderio salvador, o seu Filho não fica na Cruz, mas ressuscita e nos dá a garantia da vida eterna. 

O salmo responsorial é o 71 (72), que diz em seu refrão: “As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor”. Jesus é o Emanuel, o Deus conosco, o príncipe da paz, e toda a humanidade deve curvar-se diante D’ele para adorá-lo. A exemplo dos reis magos, primeiramente o adoramos na manjedoura, como o menino Deus, depois o adoraremos na cruz e por hora o adoramos na eucaristia. Ele se fez Corpo e Sangue e vem até nós, que todos os povos se voltem ao Senhor e peçam a paz.  

A segunda leitura é da carta de São Paulo aos Efésios (Ef 3, 2 -3a. 5-6), Paulo diz que é por graça de Deus que lhe foi revelado o mistério da encarnação do Filho de Deus. Jesus morreu e ressuscitou para nos salvar. Deus continua a se revelar até nos dias de hoje, graças a ação do Espírito Santo. Os padres, bispos e diáconos são intermediadores da graça. Até os pagãos são admitidos à mesma graça, por meio do Evangelho. A salvação é para todos e sobretudo para aqueles que de coração sincero buscam o Senhor.  

O Evangelho desse Domingo é de Mateus (Mt 2, 1-12), esse trecho do Evangelho de Mateus retrata quando os reis do oriente foram até Jerusalém buscar informações sobre onde deveria nascer o rei dos Judeus. Eles explicam que viram a sua estrela no Oriente e queriam adorá-lo. Herodes fica muito perturbado e nervoso, pois achava que Jesus iria ocupar o lugar dele e diz que somente ele era rei em Israel. Mas, o reinado de Jesus não se trata disso, é um reinado voltado para o amor e a misericórdia e longe dos poderes desse mundo. O reinado de Jesus não é daqui, mas é eterno.  

Os mestres da Lei começaram a procurar entre os escritos e encontram a passagem da escritura que diz que o menino Jesus deveria nascer em Belém de Judá, conforme havia sido prescrito pelo profeta. Herodes chama os magos em particular e quer saber deles quando a estrela havia aparecido no Oriente, depois ele os envia a Belém e pede que assim que tivessem notícias sobre o menino voltassem até lá para contar, para que ele também fosse adorá-lo. 

 A intenção de Herodes não era adorar o Menino Deus, mas sim matá-lo por conta de inveja. Por isso, quando os magos retornam o anjo aparece e diz para eles fazerem outro caminho e não retornem a Herodes. Por isso, Herodes fica revoltado e se sente traído pelos magos, dá ordem para matar todas as crianças do sexo masculino de 0 a 2 anos, esperando encontrar Jesus em uma delas, são os Santos Inocentes que celebramos dia 28 de dezembro.  

Hoje não oferecemos mais ao Senhor ouro, incenso e mirra, mas oferecemos a Ele o dom da nossa vida e de nossa família. Na missa desse Domingo agradeçamos primeiramente a Deus por ter revelado o seu Filho a nós, e permitido que Ele morresse na cruz para nos salvar. Agradeçamos a oportunidade que temos de adorar Jesus todos os dias na Santa Eucaristia.  

Peçamos a Deus muita paz para todos nós, e que o mundo inteiro compreenda que somente o diálogo e o amor é o caminho para se construir a paz. Que a luz de Deus continue iluminando aqueles que vivem em meio as trevas e de todos aqueles que lideram uma nação. Amém.  


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros