Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão sábado, 01 de outubro de 2022

SUL-AMERICANA: SÃO PAULO ALMEJA TÍTULO PARA RETOMAR CAMINHO DE GLÓRIAS

 

São Paulo almeja o título da Copa Sul-Americana para retomar caminho das glórias 

Equipe do técnico Rogério Ceni enfrenta o Independiente Del Valle neste sábado, em Córdoba, na Argentina, na final em jogo único

 

São Paulo busca encerrar um jejum de dez anos sem um título relevante e retornar de vez à disputa das principais taças do continente. Uma década após conquistar a Copa Sul-Americana, a equipe tricolor agora volta à final, diante do Independiente Del Valle, do Equador, para voltar ao caminho das glórias. Após uma fase de grupos em que saiu invicto, o time de Rogério Ceni goleou o Universidad Católica nos dois confrontos nas oitavas de final e bateu Ceará e Atlético-GO de forma sofrida, nas cobranças de pênalti, para alcançar a final. O duelo será neste sábado, às 17h, no estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina.

Este poderá ser o primeiro título de Ceni como técnico do São Paulo, após levantar troféus com Flamengo e Fortaleza, e ter fracassado em sua primeira passagem no Morumbi como treinador. Ele também estava no time que conquistou a taça da Sul-Americana há uma década contra o Tigres, da Argentina, e lidera a equipe, desta vez, à beira do campo.

Após ter a pior campanha no Brasileirão de pontos corridos no ano passado, o São Paulo quis virar a página em 2022. O time conviveu com muitas oscilações ao longo de 2022. Chegou a vencer o Palmeiras por 3 a 1 no jogo de ida da final do Paulistão e ficou perto da taça, mas foi goleado na volta por 4 a 0 e ficou com o vice-campeonato.

Capitão da equipe, Diego Costa será o responsável por erguer o troféu em caso de conquista
Capitão da equipe, Diego Costa será o responsável por erguer o troféu em caso de conquista 

Se na Copa do Brasil, eliminou o rival alviverde nas oitavas de final e avançou até a semifinal quando foi derrotado por um forte Flamengo, no Brasileirão os vários tropeços custaram pontos importantes, tanto dentro como fora de casa. O time tricolor é capaz de apresentar atuações eficientes, mas também teve desempenhos aquém do esperado, que suscitaram muitas cobranças. O cenário de “montanha russa” não afetou a aprovação da diretoria em relação ao trabalho de Ceni, que teve seu contrato renovado para 2023, ainda em julho.

Ofensivamente, o São Paulo demonstra força nos cruzamentos e também na bola parada. Dos 103 gols marcados, 30 foram em cruzamentos, sendo 15 para cada lado. A bola parada também se mostrou um ponto forte da equipe: foram 14 gols de pênalti, 13 de escanteio e três em cobranças de falta à área. Mesmo sem tanto prestígio com parte da torcida, os laterais contribuíram com 25 assistências. Só Reinaldo deu nove passes para gol. Calleri é um dos principais nomes do São Paulo em 2022, com 21 gols marcados, e pode trilhar o caminho da idolatria do clube caso conquiste o título. Ao longo do ano, se destacou pelo faro de gol artilheiro e teve atuações decisivas.

Adversário da final, o Independiente Del Valle foi eliminado da fase de grupos da Copa Libertadores ocupando a terceira posição, na chave com Atlético-MG, Tolima e América-MG, entrou na Copa Sul-Americana a partir das oitavas de final. A equipe equatoriana está invicta na competição, com cinco vitórias e um empate na fase mata-mata. Recentemente, o time foi eliminado na Copa do Equador, mas vem de uma vitória por 1 a 0 sobre o Macará pelo Campeonato Equatoriano, em que ocupa a vice-liderança da competição, com sete vitórias, dois empates e três derrotas. Júnior Sornoza, ex-Fluminense e Corinthians, é o camisa 10 da equipe e lidera o meio-campo.

O São Paulo ficou longe de disputar o protagonismo do futebol sul-americano nos últimos dez anos, ficando à sombra dos rivais, que conquistaram taças nacionais e continentais no período. Uma vitória sobre o Del Valle, neste sábado, pode representar o começo da volta do clube ao lugar em que não deveria ter saído.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO x INDEPENDIENTE DEL VALLE

SÃO PAULO: Felipe Alves; Rafinha, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Pablo Maia, Alisson e Nestor; Patrick, Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.

INDEPENDIENTE DEL VALLE: Ramírez; Fernández, Mina, Velasco e Chávez; Pellerano, Ortíz, Angulo, Sornoza e Gaibor; Díaz. Técnico: Martín Anselmi.

ÁRBITRO: Wilmar Roldán (Colômbia).

HORÁRIO: 17h.

LOCAL: Estádio Mario Alberto Kempes (Argentina).

TV: Conmebol TV.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros