Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Estadão segunda, 08 de maio de 2023

SUPERLIGA FEMININA DE VÒLEI: PAIA CLUBE BATA O MINAS, SUPERA ESCRITA E CONQUISTA O TÍTULO

 

Praia Clube bate o Minas, supera escrita e conquista título da Superliga Feminina: MG domina o vôle

Por Estadão Conteúdo

07/05/2023 | 12h39Atualização: 07/05/2023 | 14h21

Ouvir:

Equipe de Uberlândia interrompe sequência de conquistas de rival e levanta troféu após três sets emocionantes; na semana passada, Cruzeiro foi campeão no masculino

 

Com uma atuação segura, mas com um jogo que teve um desfecho emocionante, o Praia Clube conquistou a Superliga feminina de vôlei da temporada 2022-2023 ao derrotar o Minas por 3 sets a 0, parciais de 25 a 22, 25 a 22 e 26 a 24. O resultado colocou fim a uma escrita de freguesia para o rival na manhã deste domingo, dia 7, na Arena Sabiazinho, em Uberlândia. A vitória marca uma interrupção na hegemonia do Minas, que venceu as três últimas decisões sobre o adversário deste domingo e buscava a quarta conquista consecutiva.

Campeão uma única vez, na disputa decisiva contra o antigo Sesc-Rio de Janeiro, o Praia conseguiu o seu segundo título em sua quinta decisão de Superliga seguida. O feito consolida o time de Uberlândia como a atual melhor equipe do vôlei feminino do Brasil. Na semana passada, o Cruzeiro se sagrou campeão no masculino, fazendo do Estado mineiro os donos da modalidade no País.

 

Apesar do 3 a 0 para o Praia Clube, final da Superliga Feminina de Vôlei foi equilibrada e emocionante.

Apesar do 3 a 0 para o Praia Clube, final da Superliga Feminina de Vôlei foi equilibrada e emocionante. Foto: Eliezer Esportes

Uma das destaques da partida, Claudinha não segurou a emoção de poder, enfim, se sagrar campeã do torneio. “É muita emoção, porque as pessoas não sabem o que a gente passa no dia a dia. A gente merecia isso havia muito tempo. A energia era diferente. Realmente, foi para coroar esses anos de trabalho com o Praia Clube”, disse.

Lideradas por Carol e as irmãs Brayerlin e Jineiry Martinez, o Praia Clube espera agora inaugurar uma hegemonia de títulos após a decisão que lotou o ginásio em Uberlândia.

Com um ataque mais eficiente, o Praia administrou uma pequena vantagem de dois pontos até a metade da parcial em um set que teve o seu início equilibrado. Mais concentrada, a equipe de Uberlândia melhorou a sua rede, o bloqueio passou a fazer a diferença, e a folga no marcador começou a crescer. O jogo foi ficando fácil e mais confiança.

 

Insatisfeito com o seu time, o técnico Nicola Negro logo queimou seus pedidos de tempo a fim de “recolocar” as jogadoras na partida. A oscilação do Minas no momento de definir os pontos, porém, estabeleceu uma diferença desfavorável que chegou na casa dos oito tentos (18 a 10).

Continua após a publicidade

Quando tudo se encaminhava para um set tranquilo em favor do Praia Clube, a reação aconteceu. Com um bloqueio bem posicionado e uma grande atuação da dominicana Peña, a distância diminuiu para três pontos: 20 a 17. Um bloqueio da Thaisa e uma falha na recepção do Praia decretaram o empate em 22 a 22. Foi aí que o Praia acordou e tomou conta do jogo novamente. Após um saque na rede do rival, que permitiu um 23 a 22, a equipe confirmou a vitória no primeiro set por 25 a 22 e abriu a vantagem de 1 a 0 no duelo.

No segundo set, o Praia já iniciou abrindo uma vantagem de 2 a 0, mas o Minas diminuiu, dando o tom do que seria a disputa também na segunda parcial. No entanto, a falta de consistência do time acabou sendo decisivo para o Praia novamente desgarrar no placar e chegar aos 8 a 5.

A vantagem logo deu espaço novamente à reação do Minas e as duas equipes se alternaram à frente do marcador. Na reta final, o Praia Clube, novamente, mostrou ter o controle emocional mais apurado. O time conseguiu definir dois pontos importantes, abriu 23 a 20 e ficou muito perto de fechar o segundo set. Com um final emocionante, a equipe conseguiu confirmar seus ataques e, a exemplo do primeiro set, fechou a segunda parcial também pelo placar de 25 a 22, fazendo 2 a 0 na decisão.

Terceiro set

Desgastado emocionalmente, o Minas tentou não jogar a toalha. Mas parecia difícil. No decorrer da disputa, porém, essa diferença foi se acentuando e o Praia, sem fazer força, conseguiu abrir 8 a 4 no terceiro set. O time de Belo Horizonte, atual tricampeão da Superliga, vendeu caro a derrota. Utilizando a experiência de suas atletas, conseguiu reagir e buscou o empate em 16 a 16, aumentando a pressão para o outro lado, que já contava com a partida definida.

A tensão foi até o fim com o empate de 24 a 24. No final, porém, valeu a superação do Praia Clube, que conseguiu colocar duas bolas no chão e decretar a vitória do set em 26 a 24, e também a conquista do título.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros