Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Fernando Antônio Gonçalves - Sempre a Matutar terça, 25 de fevereiro de 2020

SUSTANÇAS COGNITIVAS MAIS QUE ÓTIMAS

 

 

SUSTANÇAS COGNITIVAS MAIS QUE ÓTIMAS

 

Programe-se para ler, depois de passadas as bbbósticas exibições carnavalescas televisivas, uns textos cidadanizadores, desses que ampliam enxergâncias e cidadanias de uma gente que ainda não atingiu um patamar mínimo civilizatório capaz de promover uma redistribuição de renda menos vexaminosa que a atual, uma das mais perversas do planeta. Leituras recomendadas para gregos e troianos, crentes e não-crentes, a cuca bem antenada sendo o único sinal para uma salutar apreendência.

1. JESUS: A BIOGRAFIA, Jean-Christian Petitfils, São Paulo, Benvirá, 2015, 528 p.

Embora Jesus não tenha deixado nada por escrito, nenhuma pesquisador histórico contemporâneo duvida da sua existência: um judeu pregador itinerante que percorria a Galileia e a Judeia, condenado à morte por instigar o alto clero de Jerusalém, sendo crucificado às portas da Cidade Santa por ordem do governador romana Pôncio Pilatos.

Alguns questionamentos, entretanto, até hoje persistem: O que sabemos sobre o conjunto da sua vida? Como ele era visto por seus conterrâneos? Por qual motivo foi executado? Teria sido ele o verdadeiro fundador do cristianismo? Quem terá sido ele: um profeta, um reformador judeu, o Messias esperado por Israel ou o filho de Deus?

O livro ainda tem sete anexos: I. As fontes exteriores; II. Os evangelhos sinópticos; III. João Evangelista, testemunha da história; IV. Historicidade dos evangelhos; V. O Qumran e os manuscritos do Mar Morto; VI. As relíquias da Paixão; VII. Cronologia. E ainda Indicações Bibliográficas e Índice Onomástico.

A biografia de Jesus retrata o maior personagem da história da humanidade sob um viés histórico, reintegrando-o no ambiente religioso, cultural e político da Palestina daquela época.

2. HISTÓRIA DA AMAZÔNIA: DO PERÍODO PRÉ-COLONIAL AOS DESAFIOS DO SÉCULO XXI – Márcio Souza -Rio de Janeiro, Record, 2019, 391 p.

Um relato que interessa a todos os brasileiros, posto que a região não é apenas uma geografia e sua história, mas um viveiro de criaturas exóticas de futuro incerto. Seguramente um espaço onde a humanidade pode aprender um pouco mais sobre si mesma.

O livro escrito por autor consagrado é uma síntese reveladora da complexidade de um processo histórico, explicitada a partir de dentro.

SUMÁRIO: Introdução; 1. Geografia do subcontinente; 2. A Amazônia antes dos europeus (15.000 a.C. – 1.500 d.C.); 3. A conquista; 4. A colonização; 5. Soldados, cientistas e viajantes; 6. A Amazônia e o Império do Brasil; 7. A Cabanagem; 8. O ciclo da borracha; 9. A sociedade extrativista; 10. A fronteira econômica; Bibliografia; Índice Onomástico.

3. D. PEDRO II: O ÚLTIMO IMPERADOR DO NOVO MUNDO REVELADO POR CARTAS E DOCUMENTOS INÉDITOS – Paulo Rezzutti – São Paulo, LeYa, 2019, 576 p.

Através de gestos e palavras pesquisadas pelo autor, uma notável biografia de um dos mais importantes, ricos e complexos personagens da nossa história. Uma biografia que prende o leitor das primeiras linhas até a última, revelando o homem que acreditava na educação e defendia a Abolição, sendo banido do país com a chegada da República.

SUMÁRIO: Prólogo; I. Infância e Adolescência (1825-1840); II. O imperador e o Brasil (1840-1864); III. O imperador e o mundo (1889-1891); Anexo: Fé de Ofício; Cronologia; Bibliografia.

Relatos ainda não contados dos bastidores do 15 de Novembro de1889. Leitura apaixonante da primeira à última linha.

4. O FUTURO DE DEUS: UM GUIA ESPIRITUAL PARA NOVOS TEMPOS – Deepak Chopra – São Paulo, Planeta, 2015, 286 p.

SUMÁRIO: Prólogo; Por que Deus tem futuro?; Deus é um verbo, não um substantivo; O caminho para Deus – Etapas 1 – Descrença; Etapa 2 – Fé; Etapa 3 – Conhecimento; Epílogo: Vislumbrando Deus.

O autor, um especialista em endocrinologia, fundou, em 1985, a Associação Americana de Medicina Védica. É autor de 25 livros traduzidos em 35 idiomas, o médico hindu é sempre figura obrigatória nos debates onde se debate sobre espiritualidade. A revista Time o considerou uma das 100 personalidades do século XX, classificando-o de poeta e profeta das medicinas alternativas.

No livro, ele nos convida para uma viagem do espírito, oferecendo um caminho prático para a compreensão de Deus e do nosso lugar no universo, incentivando-nos para um momento de renovação, posto que o agora é o futuro.

Um texto confiável para todos aqueles que buscam a Deus mesmo em tempos confusos como os atuais. E Chopra procura responder uma questão das mais significativas do presente século: o que será necessário para dar às pessoas uma vida espiritual mais poderosa que a oferecida pela religiões atuais?

5. EM TORNO DO MESTRE – Vinicius (1878-1966) – Brasília, FEB, 9ª. edição, 2019, 462 p.

O autor, Pedro de Camargo, conhecido por Vinicius, um pseudônimo que adotou e usou por mais de 50 anos, nasceu em Piracicaba, São Paulo, transferindo-se em 1938 para a capital, onde desenvolveu um programa evangélico de grande proveito para os kardecistas.

No prefácio da 2ª edição: ”Vinicius faz jus ao título de pedagogo. É o que afirmam suas numerosas obras e teses magistrais, girando os assuntos invariavelmente em torno de uma ideia central que é o esclarecimento, a formação moral e espiritual de seus semelhantes.

As 135 mensagens do autor objetivam uma única meta: tornar acessível a Mensagem de Jesus para todos aqueles que buscam melhor entender as mensagens do Homão.

Um livro para a cabeceira da cama, para o Evangelho no Lar, para ser utilizados nas exposições doutrinárias, direcionando todos na direção da Luz e do Bem.

 

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros