Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sexta, 30 de setembro de 2022

TECNOLOGIA: AVIÃO 100% ELÉTRICO FAZ VOO INAUGURAL

 

Por O Globo — Rio de Janeiro

 

Primeiro avião de passageiros totalmente elétrico fez voo inaugural
Primeiro avião de passageiros totalmente elétrico fez voo inaugural Reprodução
 

O primeiro avião de passageiros 100% movido à energia elétrica fez seu voo inaugural, nesta terça-feira. Projetado pela Eviation Aircraft, ele atingiu alturas de cerca de um quilômetro de altura em uma trajetória de oito minutos, após decolar do Aeroporto Internacional de Grant County, em Washington, nos EUA.

 — Isso é história. Não vimos a tecnologia de propulsão mudar na aeronave desde que passamos do motor a pistão para o motor a turbina. Foi na década de 1950 que foi a última vez que você viu uma tecnologia totalmente nova como essa se unir. — disse Gregory Davis, presidente e CEO da Eviation, ao canal de televisão CNN.

Fundada em 2015, a empresa israelense pretende aperfeiçoar a tecnologia da aeronave para colocá-la a venda em 2027.

Batizado de Alice, a aeronave tem uma bateria similar à de carros elétricos e que demora cerca de 30 minutos para carregar. A autonomia de voo é de uma a duas horas. O avião, que tem espaço para nove passageiros, tem uma velocidade máxima de cruzeiro de 461,882 quilômetros por hora .

 — Geramos terabytes de dados com os sistemas que tínhamos na aeronave. Levaremos algumas semanas para analisá-los para ver como a aeronave se comporta em relação aos nossos modelos. A partir daí, entenderemos o que precisamos fazer a seguir. — explicou Davis.

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros