Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense domingo, 18 de fevereiro de 2024

TEMPO: ALERTA DE PÉRIGO NO DF PARA PANCADAS DE CHUVAS CONTINUA NO DOMINGO

 

Alerta de perigo no DF para pancadas de chuvas continua no domingo (18/2)

O aviso laranja de precipitações intensas, emitido pelo Inmet no sábado, se estenderá, pelo menos, até às 10h de segunda-feira

Tempo nublado no DF  -  (crédito:  Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Tempo nublado no DF - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
Foto de perfil do autor(a) Giulia Luchetta
Giulia Luchetta
postado em 18/02/2024 09:44 / atualizado em 18/02/2024 09:45

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as condições de pancadas de chuva com trovoadas isoladas no domingo (18/2) se manterão para o início da semana que vem. O alerta laranja, emitido devido ao perigo das chuvas intensas no sábado, será mantido, pelo menos, até às 10h de segunda-feira.

 

No Distrito Federal, as temperaturas mínimas ficam em torno de 19 a 20°C, com máxima em torno de 29ºC. Para Brasília, a máxima é um pouco inferior, chegando a 27ºC. “Há muita nebulosidade, poucas aberturas e condição de chuva a qualquer momento”, informa Glauco Freitas, meteorologista do Inmet. A umidade do ar deve oscilar entre 55 e 95%.

As áreas de instabilidade atmosférica observadas podem formar chuvas fortes com precipitação de 30 a 60 mm por hora, ou 50 a 100 mm por dia. A velocidade das rajadas de vento varia de 60 a 100 km por hora.

A partir de terça-feira, as condições de instabilidade deverão diminuir, mas a nebulosidade intensa e as pancadas de chuva continuam ainda na quarta-feira. A presença do sol será mais marcante na quinta-feira.

“Nesta época do ano, mesmo sem haver o alerta, é importante estar atento aos perigos da chuva”, orienta Glauco. O Inmet indica cuidado com o risco de queda de árvores e descargas elétricas. Em caso de perigo, obtenha mais informações junto à Defesa Civil (199) e ao Corpo de Bombeiros (193).


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros