Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Fernando Antônio Gonçalves - Sempre a Matutar terça, 28 de janeiro de 2020

TEXTOS BÍBLICOS: UMA COLEÇÃO VALIOSA

 

 

UMA COLEÇÃO VALIOSA

Acabo de receber pelos Correios o sétimo e último volume da coleção O Evangelho por Emmanuel, Comentários às cartas universais e ao apocalipse, coordenação de Saulo César Ribeiro da Silva, editado em julho passado pela FEB, 322 páginas.

A coleção O Evangelho por Emmanuel completa tem os seguintes títulos:

Vol. 1 – Evangelho segundo Mateus
Vol. 2 – Evangelho segundo Marcos
Vol. 3 – Evangelho segundo Lucas
Vol. 4 – Evangelho segundo João
Vol. 5 – Atos dos Apóstolos
Vol. 6 – Cartas de Paulo
Vol. 7 –Cartas Universais e ao Apocalipse

Uma coleção editada inicialmente em janeiro de 2016, onde, na Apresentação feita por Joanna de Ângelis, em página psicografada pelo médium Divaldo Franco em 15 de agosto de 2013, onde ela destaca: “Pelas diversas décadas, o nobre Espírito Emmanuel, através do mediumato do abnegado discípulo de Jesus, Francisco Cândido Xavier, analisou incontáveis e preciosos versículos que constituem o Novo Testamento, dando-lhe a dimensão merecida e o seu significado na atualidade para o comportamento correto de todos aqueles que amam o Mestre ou não o conhecem, sensibilizando leitores que se permitiram penetrar pelas luminosas considerações”. E mais ela disse: “Inegavelmente, é o mais precioso conjunto de estudos do evangelho de que se tem conhecimento através dos tempos, atualizado pelas sublimes informações dos Guias da sociedade, conforme a Revelação Espírita”. E conclui assim a Apresentação: “Que a claridade mirífica destas páginas que se encontram ao alcance de todos que a desejem ler, possam incendiar os sentimentos com as chamas do amor e da caridade, iluminando o pensamento para agir com discernimento e alegria na conquista da plenitude”.

No Prefácio, o coordenador Saulo César Ribeiro da Silva esclarece: “Os comentários de Emmanuel sobre o Evangelho encontram-se distribuídos em 138 livros e 441 artigos publicados ao longo de 39 anos nas revistas Reformador e Brasil Espírita. Além dos comentários aos versículos, os relatos presentes no livro Paulo e Estêvão, que fazem paralelo ao texto de Atos dos apóstolos, constituem um inestimável material de estudo sobre o Evangelho. … Em cada volume foram incluídas introduções específicas, com o objetivo de familiarizar o leitor com a natureza e característica dos escritos do Novo Testamento, acrescentando, sempre que possível, a perspectiva espírita. … O que surgiu inicialmente em uma reunião familiar, composta por algumas pessoas em torno do Evangelho, hoje está colocado à disposição do grande público, com o desejo sincero de que a imensa família humana se congregue cada vez mais em torno desse que é e será o farol imortal a iluminar o caminho de nossas vidas. Relembrando o Mestre inesquecível em sua confortadora promessa: “Pois onde dois ou três estão reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles (Mt 18,20)”.

Na contracapa do volume 7, uma explicação pra lá de convincente: “Este trabalho foi promovido por uma equipe de pesquisadores da FEB (Federação Espírita Brasileira) e organizado em sete volumes, que compõem o projeto, com a finalidade de tornar acessível os preciosos ensinamentos presentes no Novo Testamento, referentes ao estudo e interpretação da mensagem de Jesus. … Que o leitor amigo possa meditar e mais uma vez se surpreender com a Mensagem que nunca envelhece, pois é fonte de vida abundante”.

Para servir de amostra mínima aos leitores amados, caminheiros que nem nós na direção da Luz Infinita, apresentamos, abaixo, cinco comentários feitos com base no Apocalipse. Fortalecerão seguramente a iniciativa de fomentar grupo de estudo nos comentários de Chico Xavier e o Espírito Emmanuel, orientador do maior médium brasileiro de todos os tempos:

a. Ainda que os teus melhores propósitos apareçam frustrados, não te desencorajes das empresas de elevação. Perseverança é a base do êxito na realização de todas as boas obras;

b. Ainda que as tuas mais belas esperanças se esfumem, ao toque de inesperados desenganos, não te abatas sob o peso de inquietações desnecessárias;

c. Mantém na confiança em Deus e espera por Deus, trabalhando e servindo na edificação do bem d todos, tanto quanto isso se te faça possível, porque Deus também confia, esperando por ti;

d. Aterra é a grande escola das almas em que se educam alunos de todas as idades; Não enxergues inimigos nos semelhantes de entendimento imperfeito. Muitos deles não saíram ainda do jardim da infância espiritual;

No mais, a leitura sistemática, individual ou em grupo, da coleção O Evangelho por Emmanuel, de Chico Xavier, muito favorecerá a caminhada de todos na identificação do Mestre no interior de cada um. Pois, segundo Allan Kardec, “é pela educação, mais do que pela instrução, que se transformará a humanidade.” E eu acredito piamente nisso, sem tirar nem pôr uma vírgula.


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros