Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo sábado, 05 de agosto de 2023

TONY TORNADO: AOS 93 ANOS, ASTRO FALA SOBRE *AMOR PERFEITO* E MUITO MAIS

 

Por Gabriel Menezes

 

Aos 93 anos e no ar em "Amor perfeito", Tony Tornado garante que a aposentadoria não passa pela sua cabeça:

— Artista não consegue se aposentar, é um eterno empolgado. Ainda tenho muitos sonhos profissionais. Entre eles, fazer o melhor personagem da minha carreira, que ainda está por vir. 

Sobre os segredos da vitalidade, o ator entrega:

— O segredo é fazer o que gosta, trabalhar a mente com coisas boas, buscar sempre trocar com as pessoas e não se preocupar com as dívidas.

Tornado, que interpreta o frei Tomé na novela das 18h, diz estar feliz com a possibilidade de reencontrar velhos amigos e, ao mesmo tempo, contracenar com talentos da nova geração. A trama faz parte de um momento inédito na TV brasileira, já que há três produções no ar na Globo com protagonistas negros. O ator, que tem uma longa história de luta antirracista, fala da emoção de participar disso:

— Me causa a sensação de que toda luta está valendo a pena. Ainda não está exatamente como todos nós sonhamos, mas estamos no caminho certo. Tenho certeza, como sempre tive, de que o ideal chegará. Está próximo. Quando chegar, as sinopses das produções não precisarão mais especificar, por exemplo, que determinado personagem é negro. O negro não precisará vir discriminado. Ele poderá fazer qualquer personagem, em qualquer circunstância.

Na sua longa jornada como artista, Tornado precisou enfrentar uma série de desafios. Parte deles ocorreu nos anos 1960, quando ele morou nos EUA e chegou até mesmo a atuar como cafetão no Harlem, em Nova York, conforme declarou em entrevistas:

Hoje, ele diz levar uma vida tranquila:

— Durmo bem cedo e acordo para acordar os galos. Amo trabalhar, mas também curto estar na minha casa e ver bastante televisão. Os filhos estão aí, criados e escrevendo suas histórias. Ainda tenho que escrever muitos capítulos da minha, só que agora usando toda a experiência e sabendo onde pode dar errado. Ajuda bastante.

Casado, Tornado é discreto com relação à família e mantém preservadas as identidades dos filhos. Ele fala abertamente apenas de Lincoln Tornado, que seguiu os seus passos e atualmente está no ar na novela “A infância de Romeu e Julieta”, do SBT:

— Quero vê-lo se tornar um grande nome da TV. No meu humilde olhar, ele merece. Também espero que possamos atuar juntos.

Os dois já são parceiros na música e estão fazendo shows pelo país:

— Estamos retornando à estrada agora no segundo semestre e levando o nosso som por aí. O show não pode parar, não é? Ainda sou jovem e tenho saúde. Bora usar isso para produzir!


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros