Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

O Globo terça, 20 de junho de 2023

TURISMO: EMBRAER ANUNCIA *TAXI VOADOR* ELÉTRICO DE BAIXO CUSTO PARA O PÚBLICO

 

Por O Globo — Rio de Janeiro

 

Aeronaves devem começar a circular pela Europa em 2026
Aeronaves devem começar a circular pela Europa em 2026 Divulgação / EVE

A startup Eve Air Mobility, apoiada pela Embraer, anunciou nesta segunda-feira, uma aeronave que pretende revolucionar o transporte aéreo. O eVTOL, fruto da colaboração com a Blade Air Mobility, é elétrico, silencioso, não emite poluentes e promete oferecer custos acessíveis. A novidade foi apresentada durante o 54º Paris Air Show, na França.

  

Aeronaves pretendem transformar e popularizar o transporte aéreo — Foto: Divulgação / Blaze

Aeronaves pretendem transformar e popularizar o transporte aéreo — Foto: Divulgação / Blaze

 
As empresas pretendem desenvolver aplicações práticas para a mobilidade aérea avançada, estabelecendo bases para integrar os eVTOLs, as aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical de última geração. O projeto trabalhará na identificação de rotas futuras na França e em outros países europeus que possam sustentar o modelo. O objetivo é mobilizar a indústria e construir a infraestrutura sustentável necessária para viabilizar e popularizar a aviação elétrica.

— Ao combinar experiência e recursos, nos comprometemos com a expansão da mobilidade aérea avançada com soluções inovadoras que tornem as viagens mais acessíveis para passageiros, além de impulsionar melhorias significativas para o meio ambiente — afirmou Andre Stein, co-CEO da Eve.

A montagem do primeiro protótipo do eVTOL está marcada para ser iniciada no segundo semestre 2023, com os voos de testes ocorrendo ao longo de 2024. A Eve planeja colocar seu eVTOL em serviço em 2026.

Modelo será silencioso e sem emissão de poluentes — Foto: Divulgação / Eve

Modelo será silencioso e sem emissão de poluentes — Foto: Divulgação / Eve

 

— Nossa visão compartilhada de um futuro mais seguro, silencioso e sustentável em viagens aéreas é a força motriz por trás dessa colaboração. A introdução das aeronaves da Eve em nossa rede europeia marcará um passo fundamental rumo à realização desse objetivo — disse Rob Wiesenthal, CEO da Blade.

No ano passado, as empresas firmaram um contrato na Índia para implantar até 200 eVTOLs no país. Além disso, a Blade adquiriu as operações de voos fretados e programados de três dos maiores operadores de mobilidade aérea urbana do sul da Europa: Monacair, Héli Sécurité e Azur Hélicoptère. No ano anterior, também anunciaram intenções para operações nos Estados Unidos, fornecendo até 60 eVTOLs anualmente.

O desenvolvimento das aeronaves na Europa está sujeita ao recebimento das aprovações e certificações regulatórias necessárias, além da assinatura de um acordo definitivo entre todas as partes.

 


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