Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Correio Braziliense terça, 09 de maio de 2023

UEFA CHAMPIONS LEAGUE: REAL E CITY REFAZEM SEMIFINAIS DO ANO PASSADO

 

Real e City refazem semifinais do ano passado na UEFA Champions League

Confronto colocará frente a frente o maior vencedor da história da competição e o favorito, este em busca do título inédito: saiba o panorama atual dos clubes, prováveis escalações e onde assistir a partida

CB
Correio Braziliense
postado em 09/05/2023 08:00
 
 (crédito: Real Madrid - Flickr )
(crédito: Real Madrid - Flickr )

Nesta terça-feira (09/05), as semifinais da principal competição de clubes do mundo ganharão mais um capítulo de sua história. No mítico estádio madrilenho Santiago Bernabéu, Real Madrid e Manchester City reeditam o confronto do ano passado no que promete ser o grande jogo das meias-finais deste ano, e, também, digno de final antecipada.

Donos dos plantéis mais estrelados entre os quatro restantes, Madrid e City reeditam o confronto do ano passado, que também foi marcado pela disputa da vaga na final. Naquele contexto, quem levou a melhor foram os Blancos. Com a mão na vaga, há seis minutos do final, o time inglês foi surpreendido pela estrela do atacante brasileiro Rodrygo, autor de dois gols no espaço de apenas um minuto. Na prorrogação, Benzema fechou o placar para levar o time espanhol à sua décima sétima final de Champions.

Agora, pelos primeiros 90 minutos da última classificatória antes da grande decisão - esta que está marcada para o dia 10 de junho, às 16h, em Istambul - as equipes se encontram em situações um tanto distintas em relação ao último encontro. O Real Madrid, que começa a eliminatória diante da própria torcida, seguirá apostando no tão falado ‘pacto mítico’ que possui com a competição.

Devido à capacidade que tem de dar a volta por cima em cenários desfavoráveis, principalmente em competições eliminatórias, o esquadrão de Carlo Ancelotti enfrentará um time que, desta vez, encontrou a peça que faltava a um plantel já muito forte. Agora com Haaland à frente, os azuis de Manchester esperam somar à repetitiva dominância no cenário nacional a sede de gols do Norueguês, este amante da competição tão desejada pelo atual líder da Premier League. Estarão eles maduros o suficiente para finalmente conquistarem a Europa?


Fator Haaland

Com chances concretas de conquistar a tríplice coroa pela primeira vez em sua história, o Manchester City terá um trunfo na busca pelo título europeu inédito. Através da adição de Erling Haaland a um time já bem montado, mas carente de um artilheiro, os Citizens esperam, dessa vez, ter achado o elemento que faltou durante a última visita ao Bernabéu.

Com dificuldades na primeira metade do campeonato nacional, o time de Guardiola teve dificuldades para engrenar, mas quando encaixou, não teve para ninguém. Sem sentir o gosto da derrota desde o dia 5 de fevereiro, ou seja, há 21 jogos, o time de Manchester é considerado como o grande favorito em todas as competições que disputa. Entre a sequência invicta de jogos, estão partidas como as duas expressivas vitórias contra o Arsenal e a grande eliminatória frente ao Bayern de Munique, onde não sofreu derrotas. Na competição, também está invicto.


Senhores da Europa

O poderoso Real Madrid aterrissa nas semifinais da mesma forma do ano passado: dependente de sua brilhantíssima relação com a Champions League. Apesar de vir de um fim de semana de título, ao ter derrotado o Osasuna, por 2x1, na final da Copa do Rei, a equipe da capital espanhola aparenta não estar tão resiliente quanto se mostrou na última temporada.

Mais dependente de Vinícius Júnior do que nunca, o Madrid enfrentou constantes dificuldades na defesa pelo título nacional. Com tropeços para equipes como Villarreal, Real Sociedad e Girona, a equipe perdeu a segunda posição da tabela para o Atlético de Madrid, ocupando, agora, o terceiro lugar. Na Champions, porém, vem de duas grandes eliminatórias contra Liverpool e Chelsea.

Los Blancos têm a seu favor, no entanto, a sua pesada camisa, que ostenta incríveis quinze títulos europeus, além de uma equipe experiente, e de muita força mental. A eliminatória, que pode deixar o maior campeão europeu um passo mais próximo do segundo título seguido, ou coroar a temporada de um inédito campeão, pode pesar para ambos os lados. A partida de volta, marcada para o dia 17, será no Etihad Stadium, em Manchester.


Serviço:

Real Madrid x Manchester City

UEFA Champions League - Semifinal (ida)

Local: Estádio Santiago Bernabéu, Madri

Horário: 16h

Transmissão: TNT Sports e HBO Max


Prováveis escalações:

Real Madrid:

Courtois; Carvajal, Alaba, Rudiger e Camavinga; Kroos, Modric e Valverde; Vinicius Jr. , Rodrygo e Benzema.

Técnico: Carlo Ancelotti

Manchester City:

Ederson; Walker, Ruben Dias e Akanji; Stones, Rodri, Bernardo Silva, Jack Grealish, De Bruyne e Gundogan; Haaland

Técnico: Pep Guardiola

 

 *Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

 


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros