Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Carlos Eduardo Santos - Crònicas Cheias d Graça terça, 16 de agosto de 2022

UMA ESTRELA DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO (CRÔNICA DE CARLOS EDUARDO SANTOS, COLUNISTA DO ALMANAQUE RAIMUNDO FLORIANO)

UMA ESTRELA DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

Carlos Eduardo Santos

 

 

Sra. Maria do Socorro Melo Simões

Há pouco mais de 10 anos, quando mantive contrato de jornalismo como Profissional Liberal vinculado ao Departamento de Projetos Especiais do Diário de Pernambuco, vivi momentos emocionantes ao percorrer terras distantes do meu lar. Na qualidade de repórter, juntamente com Sanelvo Cabral e Arijaldo Carvalho, percorri muitas estradas dos sertões e acabei escrevendo histórias, sobre personalidades notáveis, como Dr. Francisco Simões.

O rincão que me trouxe as melhores lembranças foi Petrolândia, considerada “a Brasília do Nordeste”, um verdadeiro oásis pela tranquilidade que nos inspirou os melhores momentos de vida nos instantes memoráveis que passei em sua orla fluvial.

Tivemos a sorte de cobrir o planejamento para as festas do Centenário da Emancipação Política daquele município, com a finalidade de produzir um jornal inteiro, ali permanecendo durante mais de 10 dias. Isto nos permitiu maior integração com a sociedade local; um encantador estilo de pessoas.

Criaturas distintas com as quais firmamos amizade para sempre, dentre elas o lojista Antônio Moura, o escritor Antônio da Costa Granja, o automobilista “Pinguim”, D. Socorro Simões e mais 88 personalidades que tive o cuidado de citar nas primeiras páginas da biografia de Dr. Francisco Simões, que assinei em setembro de 2011.

Os contatos com as pessoas – das mais importantes às mais simples – nos deram mostra de que a cidade parecia ser um mundo diferente. Um lugar tranquilo, habitado por pessoas de fino trato.

Concluídas as reportagens que foram objeto de nossa viagem permaneci muitos dias mais, indo e voltando, à medida das necessidades do trabalho com as entrevistas para o livro: “Dr. Simões – Um líder de Petrolândia”.

Todavia, uma das criaturas que mais me chamou a atenção foi D. Maria do Socorro Melo Simões, sua viúva, não só pela impressão geral de como é identificada pelas gentes que ali vivem – porque foi a Primeira Dama de Petrolândia, nas várias gestões do marido – mas pelo seu trabalho incessante na ação social de ajuda aos mais necessitados.

Não obstante haver publicado o livro, continuo frustrado por não haver documentado, em termos de biografia, a vida de uma grande estrela do Sertão do São Francisco.

A História exige que se registre um pouco do que aquela ilustre dama tem feito pelo município e sua gente. Que os historiadores de Petrolândia atentem para esta sugestão: Maria do Socorro Melo Simões é uma das damas mais notáveis da região sanfranciscana.

 

Livro biográfico do Dr. Francisco Simões


Escreva seu comentário

Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros