Na última quarta-feira, 26 de abril de 2017, oitenta anos de um massacre haverão passado. As pessoas já não são as mesmas, as dores já foram mitigadas, o fato triste já desapareceu na bruma do tempo. A arte, no entanto, continua presente.
Aquele 26 de abril de 1937, uma segunda-feira, não seria um dia qualquer. As ruas de Guernica estavam apinhadas de gente, inclusive moradores de povoados vizinhos, quando, de repente, 24 bombardeiros da Luftwaffe, a força aérea alemã, abriram as portas do inferno, despejando sobre os indefesos civis bombas e mais bombas. O castigo durou das 16h30 às 19h45.
Como seria previsível, a hecatombe aconteceu, colocando diante do mundo uma visão catastrófica. Deixaria também a manifestação talentosa de um gênio da pintura chamado Pablo Picasso.
O quadro, Guernica, que revela as consequências da guerra sobre o povo, é uma das mais famosas pinturas do artista espanhol e uma das mais comentadas em todo o mundo. É o retrato daquele 26 de abril – o dia em que a cidade foi praticamente destruída – e uma veemente censura à devastação causada pelos nazistas em conluio com o então ditador espanhol Francisco Franco.
Com o seu caudaloso talento, Picasso mostrou em preto e branco as cores da agressão. Com o cavalo e o touro, mostrou dois dos mais importantes aspectos da cultura espanhola, e as fortes imagens foram-se sucedendo: um homem mutilado, uma mãe pranteando o filho morto nos seus braços, uma mulher em desespero vendo sua casa arder em chamas, uma mulher com a perna ferida tentando fugir daquele inferno, uma mulher portando um lampião… Por fim, com uma espada quebrada ele representou a derrota do povo, alquebrado frente à esmagadora vitória dos seus opositores, enquanto os edifícios em chamas indicaram a destruição não só de Guernica, mas da pátria, sofrida pela Guerra Civil.
A história daquela felonia foi gravada em uma tela medindo cerca de 8 por 4 metros, espaço considerado de grandes proporções para a pintura, no entanto minúsculo ante a grandeza da obra que contém.
A Guernica, talvez o mais famoso dos trabalhos do artista, traz tudo isso e, principalmente, traz a indignação do autor. Tanta, diga-se, que, certa feita, durante uma exposição de sua obra em Paris, um graduado militar alemão acercou-se de Picasso e lhe perguntou: “Foi o senhor que fez?”
“Não. Foram os senhores”, respondeu-lhe o artista secamente.