Almanaque Raimundo Floriano
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)

Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, um genro e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Coluna do Calixto - Onde Reminiscências, Viagens e Aventuras se Encontram domingo, 14 de junho de 2020

VINHO , ADORO, BEBENDO E MANTENDO A CRIATURA!

VINHO, "ADORO", BEBENDO E MANTENDO A CRIATURA!

Robson José Calixto

A imagem pode conter: bebidaA imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Em maio de 2018 viajei à convite para Angola - o país de Agostinho Neto. Quase não cheguei, pois em 10 dias de maio de 2018 ocorreu a famosa greve de caminhoneiros que deixou muita gente a pé, sem gasolina ou álcool para os carros e gasolina especial para os aviões.

Foi um caos! Eu cheguei no Aeroporto de Brasília e o meu voo da Latam para São Paulo havia sido cancelado, me deixando e todos os demais passageiros na mão e em uma fila enorme por horas, tentando alocação em outro voo da empresa ou de empresa concorrente. Tive que voltar para casa, mas depois arranjaram um voo à noite para mim, contudo eu perderia minha conexão para Luanda, mesmo assim aceitei.

De casa consegui enviar um email para o hotel reservado em Luanda, informando que só chegaria no dia seguinte ao previsto. Aterrizei quase à meia noite em São Paulo, sem ninguém nos balcões da Latam, Anda para cá, para lá até que apareceu alguém, que me deu um voucher para um hotel e passou mensagem para a Companhia Aerea de Angola, a TAAG, tentando uma vaga para o dia seguinte, à tarde - somente um voo por dia.

Consegui chegar em Luanda em cima da hora para a minha primeira palestra. Fui muito bem tratado, mas por mais que me cuidasse, na madrugada da volta acordei com uma tremenda diarreia, fortíssima. Eu tinha remédio para isso, mas lembrei de conselho de médica que brigou comigo por ter feito isso anteriormente. ela me alertou para o perigo de se pegar uma infecção e que ela se espalhasse. Fiquei muito debilitado, melhorei e parti para o aeroporto levado por gente do governo de Angola.

Ainda passariam algumas horas até o avião partir, então circulei pelo pequeno aeroporto, até chegar a uma loja de Free Shop e ver uma garrafa de vinho bem diferente, com líquido bem atraente na cor de pêssego. O vinho não era caro e chamava atenção por estar envolvido em uma fita métrica, com marcações, em inglês, sobre o número de taças a serem sorvidas e a indica de "slim" (fino, estreito, justo).

Ademais, o nome do vinho era um achado: "Adoro", com a designação "Flirt" (flerte, namoro). Estou falando do vinho sul-africano "Adoro Flirt Seco Blush",2013, 8,5% Vol, de cor de pêssego-guaraná, leve, frutado, com notas de frutas vermelhas, com o morango pronunciado, ótimo para se tomar gelado, elegante, levemente ácido, com a indicação quer é para auxiliar na manutenção do tamanho da cintura.

O vinho é comercializado pela marca Norman Goodfellows - comprei duas garrafas e não me arrependi. Bom para qualquer hora, em um bom papo, como introdução ao namoro ou entre amigos. Caiu bem com tábua de frios, pastas de queijo com damasco e tomate seco, mas poderia ser servido com frutos do mar, a qualquer hora e no início da noite, no contexto de um flerte!..