Almanaque Raimundo Floriano
Fundado em 24.09.2016
(Cultural, sem fins comerciais, lucrativos ou financeiros)


Raimundo Floriano de Albuquerque e Silva, Editor deste Almanaque, também conhecido como Velho Fulô, Palhaço Seu Mundinho e Mundico Trazendowski, nascido em Balsas , Maranhão, a 3 de julho de 1936, Católico Apostólico Romano, Contador, Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Funcionário Público aposentado da Câmara dos Deputados, Titular da Cadeira nº 10 da Academia Passa Disco da Música Nordestina, cuja patrona é a cantora Elba Ramalho, Mestre e Fundador da Banda da Capital Federal, Pesquisador da MPB, especializado em Velha Guarda, Música Militar, Carnaval e Forró, Cardeal Fundador da Igreja Sertaneja, Pioneiro de Brasília, Xerife nos Mares do Caribe, Cordelista e Glosador, Amigo do Rio das Balsas, Inventor da Descida de Boia, em julho de 1952, Amigo da Fanfarra do 1° RCG, autor dos livros O Acordo PDS/PTB, coletânea de charges, Sinais de Revisão e Regras de Pontuação, normativo, Do Jumento ao Parlamento, com episódios da vida real, De Balsas para o Mundo, centrado na navegação fluvial Balsas/Oceano Atlântico, Pétalas do Rosa, saga da Família Albuquerque e Silva, Memorial Balsense, dedicado à história de sua terra natal, e Caindo na Gandaia, humorístico apimentado, é casado, tem quatro filhos, uma nora, dois genros e dois netos e reside em Brasília, Distrito Federal, desde dezembro de 1960.

Fernando Antônio Gonçalves - Sempre a Matutar segunda, 06 de março de 2017

COMEMORAÇÃO JUBILOSA

 

Li com entusiasmo e muita atenção, nos feriados momescos, os anais do III Congresso Espírita Brasileiro, ocorrido em Brasília, em abril de 2010, comemorando o centenário de nascimento do médium Chico Xavier. Uma edição da Federação Espírita do Brasil, que teve como apresentação um texto do próprio Chico, em 1971, numa entrevista dada em Uberaba, MG: “Compreendemos que o Espiritismo […] é realmente o Consolador Prometido por Jesus à Humanidade, porque quantos dele se aproximam com sinceridade e com devotamento à verdade, encontram recursos para a resistência contra qualquer perturbação […]; a renovação está chegando para todos, na Terra, à maneira de explosão: explosão de sentimentos, de pensamentos, de palavras, de ações, e sem a explicação do Espiritismo evangélico, que coloca […] os termos do destino e do sofrimento no lugar justo, sinceramente – nós teríamos muita dificuldade para harmonizar o nosso próprio mundo íntimo. Por isto mesmo nós consideramos que o Espiritismo no panorama atual da Humanidade é manifestação da providência da Divina Misericórdia do Senhor […].”

 

 

Na memória do III Congresso também está reproduzido o texto Palavras Minhas, do Chico Xavier, escritas em dezembro de 1931, onde o médium, nascido em 1910, se identifica como “filho de um lar muito pobre, órfão de mãe aos cinco anos, tenho experimentado toda a sorte de aborrecimentos na vida e não venho ao campo da publicidade para fazer um nome, porque a dor há muito já me convenceu da inutilidade das bagatelas que são ainda tão estimadas neste mundo.” E confessa corajosamente: “Nunca pude aprender senão alguns rudimentos de aritmética, história e vernáculo, como o são as lições das escolas primárias. É verdade que, em casa, sempre estudei o que pude, mas meu pai era completamente avesso à minha vocação para as letras, e muitas vezes tive o desprazer de ver os meus livros e revistas queimados.

No encerramento do Congresso, a mensagem psicofônica de Adolfo Bezerra de Meneses, conclamando: “Que sejamos nós aqueles Espíritos que demonstrem a grandeza do amor de Jesus em nossas vidas. Que outros reclamem, que outros se queixem, que outros deblaterem, que nós outros guardemos, nos refolhos da alma, o compromisso de amar, e amar sempre, trazendo Jesus de volta com toda pujança daqueles dias que vão longe, e que estão muito perto. Jesus, filhas e filhos queridos, espera por nós.”

No III Congresso Espírita Brasileiro, o mais difícil foi eleger as conferências que mais sensibilizaram o gigantesco público presente. Afoitamente, após concluída a leituras das memórias do evento, explicito as três falas que mais me sensibilizaram, excluída a fala inaugural do Divaldo Franco. A primeira foi a da Dra. Marlene Rossi Severino Nobre, então presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil. O tema exposto pela pesquisadora – Atualidade Científica da Obra Psicografada por Chico Xavier – seguramente foi uma das mais aplaudidas. E ela iniciou sua conferência citando Emmanuel, psicografado pelo próprio Chico: “Químicos e físicos, geômetras e matemáticos, erguidos à condição de investigadores da verdade, são hoje, sem o desejarem, sacerdotes do Espírito, porque, como consequência de seus porfiados estudos, o materialismo e o ateísmo serão compelidos a desaparecerem, por falta de matéria, a base que lhes assegurava as especulações negativas.”

A segunda conferência que muito me impactou foi a do médico Décio Iandoli Júnior, à época vice-presidente da Associação Médico-Espírita de Mato Grosso. Sua exposição, A Vida no Plano Espiritual, retratou como ele próprio, nascido e crescido no seio de uma família católica, muito se inquietava com a questão da morte. E que após a leitura do livro Nosso Lar, por curiosidade e indicação de uma amiga leu O Livro dos Espíritos. E ressaltou: “As revelações mostram que a morte é simplesmente um passo além da experiência física. Simplesmente um passo. Nada há de deslumbramento, de espetáculos, de transformações imediatas, milagres. Somos apenas nós mesmos. … Quando eu medito sobre isso, me lembro de Jesus: Há muitas moradas na Casa do meu Pai.”

O terceiro impacto quem me proporcionou foi a declamação do texto do apóstolo Paulo, segunda epístola aos Coríntios, feita pelo ator Carlos Vereza, militante espírita, ator principal do filme Bezerra de Menezes, o Diário de Um Espírito. Uma exortação que exalta a caridade como a maior das virtudes cristãs.

Memórias de um Congresso inesquecível, que homenageou um apóstolo brasileiro, Francisco Cândido Xavier, hoje um espírito de muita luz!!

Para quem não sabe, há três tipos de adeptos do Espiritismo: 1. Os que se limitam a crer na realidade das manifestações e buscam acima de tudo os fenômenos. Consideram o espiritismo uma série de fatos mais ou menos interessantes; 2. Os que veem nele algo além dos fatos, compreendem o seu alcance filosófico, admiram a moral que disso decorre, mas não a praticam; para eles, a caridade cristã é uma bela máxima, mas isso é tudo; 3. Os que praticam a moral espírita e aceitam todas as consequências desta. Acreditam que a existência terrestre é uma prova passageira, esforçam-se em aproveitar esses curtos instantes para avançar pelo caminho do progresso que os espíritos traçam, aplicando-se em fazer o bem e reprimir suas inclinações malévolas; suas relações são sempre seguras, pois suas convicções os afastam de todo pensamento do mal. São os verdadeiros espíritas cristãos.

Continuo um esforçado aprendiz, sempre pedindo a Deus para clarear mais minha cabeça, a cada amanhecer.


Fernando Antônio Gonçalves - Sempre a Matutar segunda, 27 de fevereiro de 2017

ULTRAPASSANDO MERDALHAS

 

De uns tempos para cá ando enjoado e meio com algumas programações midiáticas. Rádio, televisão, jornais e revistas se estão apresentando com um deplorável nível de criatividade, encharcados de bobajadas, fétidas algumas, outras fingidamente moralizadoras, uma terceiras eivadas de um sensacionalismo ridiculoso. Tudo sem um mínimo de densidade analítica, como se a população brasileira fosse um mar de idiotizados seduzidos pelos informes próprios para uma retenção memorial de alguns instantes, os responsáveis sem mínimos necessários levantamentos criteriosos.

Muitos conhecidos têm evitado noticiários os mais diversos, preferindo acomodar-se nos seus redutos residenciais individualizados, nunca se importando de integrar-se numa contemporaneidade cada vez menos edulcorada por reais acontecimentos, merecedores de ações humanitárias mais solidárias e menos marqueteiras.

Para os que possuem ainda doses substantivas de cidadania planetária, do meu canto de nordestino inquieto pediria vênia para indicar três leituras que bem poderiam  ampliar as "enxergâncias" dos porvires que nos aguardam, sombrio sob todas as pricipais verentes.

 

 

A primeira delas é Cegueira moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida, Zygmunt Bauman & Leonidas Donskis, Rio de Janeiro, Zahar, 2014, 264 p. Bauman, recentemente eternizado, um dos mais lúcidos pensadores sociais contemporâneos, analisa a perda da sensibilidade, esse sinal maléfico que assola nossa conjuntura, nos anestesiando e nos fazendo desinteressar pelas alterações mundiais necessárias em prol de um ambiente planetário menos injusto, mais distributivista, sem os horrores da fome e das guerras. Na Introdução, a advertência para os apenas curiosos vapt-vupt: “a localização do mal da insensibilidade social numa nação ou num país específico é um fenômeno muito mais complexo que apenas viver num mundo de estereótipos ou suposições.” E complementa: “A geopolítica simbólica do mal não para nas fronteiras dos sistemas políticos, mas penetra em mentalidades, culturas, espíritos nacionais, padrões de pensamento e tendências de consciências.

Lamentavelmente, diante do que aconteceu do lado de fora do Hospital Sírio-Libanês, por ocasião de visitas de solidariedade ao ex-presidente Lula, diante do infortúnio da Dona Marisa Letícia, sua senhora, sem mais esperança de vida, quando um grupo de acanalhados se postou para apupar autoridades que lá compareciam, a Moral e a Ética da atual sociedade brasileira se acham muito bem retratadas por Zygmunt Bauman no seu livro, que deveria ser por todos lido. Uma análise sobre o maior mal do século XXI, a anestesia coletiva pelo sentimento alheio, nos deve inspirar para caminhos menos vexatórios.

O segundo texto é de um filósofo professor de linguística: Ambições Imperiais: o mundo pós-11/9, Noam Chomsky, em entrevista a David Barsamian, Rio de Janeiro, Ediouro, 2006, 198 p. Uma coletânea de nove entrevistas com Avram Noam Chomsky, efetivadas entre março de 2003 e fevereiro de 2005, onde ele desenvolve temas como o medo que se tornou o combustível da indústria da propaganda, as armas nucleares, as “intervenções humanitárias”, o futuro da segurança social e do sistema de saúde e o aquecimento global. Na contracapa, uma nota oportuna por derradeiro, talvez profética: “A ideia de império que por muito tempo foi considerada uma ofensa contra a herança democrática norte-americana, ameaça agora o relacionamento entre os Estados Unidos e o resto do mundo. Noam Chomsly questiona manifestações, examina a origem das aspirações imperiais norte-americanas, analisa suas ramificações internas e externas e debate alternativas a essa perigosa tendência.

A terceira indicação não é um livro recentemente editado, mas um texto por mim já lido algumas vezes, que sempre me retempera os ânimos na minha caminhada por um mundo mais harmonioso, sem estupidezes e cafajestadas autoritárias, como as atualmente praticadas por Donald Trump, um troglodita fascista político alçado às funções de presidente da república de um país que se imagina dono do planeta, perseverando na ideia simiesca de que democracia é força. O livro É isto um homem?, Primo Levi, Rio de Janeiro, Rocco, 1988, 254 p., é um gigantesco testemunho sobre uma tragédia que afetou milhões de pessoas. É considerado o livro mais belo já escrito sobre as atrocidades praticadas sobre milhões de judeus durante a governança assassina do III Reich, sob um funesto ideário nazista edificado sob a ilusão de um reino de mil anos. Na contracapa: “Desprovidos de esperanças e saúde, os judeus nos campos de concentração de extermínio dificilmente poderiam ser identificados com os homens que eram antes da tragédia. Muito menos seus algozes sem rosto, senhores de escravos, mas sem vontade própria, num campo de morte onde ela, afinal, era o menor dos males.

O autor do livro acima, Primo Levi, nasceu em Turim, formado em Química, antes que as leis fascistas impedissem aos judeus o acesso ao ensino superior. Deportado para o campo de concentração Auschwitz, em 1944, voltou à Itália em 1945, sentindo necessidade de deixar seu testemunho sobre suas terríveis lembranças. Eternizou-se em 1987.

Livros de poucas páginas mas de muita densidade analítica, próprios para todos aqueles que manifestem intenções pessoais de melhor se redirecionar nas trilhas da solidariedade humana e da fraternidade universal.

PS. Seguramente, algumas merdosas lideranças governamentais brasileiras ainda não leram nenhum dos três livros. Por ausência de densidade neuronial, certamente.

"


Fernando Antônio Gonçalves - Sempre a Matutar segunda, 20 de fevereiro de 2017

LEITURA RESTAURADORA

Recomendo com vivo entusiasmo, para os que se distanciarão dos feriados momescos que se aproximam, a leitura do livro de um físico consagrado mundialmente, apaixonado por questões que até bem pouco tempo não eram consideradas científicas, sempre seguro de que é a curiosidade que se agiganta em nosso interior, nos erguendo acima das mediocridades do cotidiano e das banalidades que asfixiam os despreparados imediatistas ao longo das suas existências nulificantes.

O livro se intitula A simples beleza do inesperado: um filósofo natural em busca de trutas e do sentido da vida, Marcelo Gleiser, Rio de Janeiro, Record, 2016, 194 p. Que homenageia “a truta que não peguei e a equação que não resolvi”, ratificando um pensar famoso do filósofo Heráclito de Éfeso (535 a.C. – 475 a.C.), um pré-socrático: "Não entramos nos mesmos rios, pois as águas que fluem são sempre outras."

 

 

O talentoso cientista brasileiro Marcelo Gleiser é articulista da FSP desde 1997, escrevendo semanalmente uma coluna onde explica a ciência para milhares de leigos, inclusive eu. Na Universidade de Dartmouth, EUA, leciona a disciplina “Física para Poetas”, atraindo centenas de pessoas que não possuem nenhuma ligação com a Física. Suas explanações se caracterizam por relatos da História da Ciência e dos seus principais cientistas, sempre com explicações elucidativas sobre os fundamentos dos experimentos científicos demonstrados em sala de aula.

Em 1997, lançou, no Brasil, seu primeiro livro, A Dança do Universo, tratando da origem do Universo sob as vertentes científica e religiosa. O livro, dirigido a um público não especializado, logo tornou-se um marco da divulgação científica em nosso país.

Declaradamente agnóstico, Marcelo Gleiser possui uma postura equilibrada, afastado dos radicalismos religiosos paspalhões, que enervam e multiplicam agnosticismos idiotizantes por uma mídia distanciada léguas das posturas centradas no bom senso e na razão. Eis duas opiniões dele: “Para mim, não há absolutamente nenhuma dúvida de que o sobrenatural é completamente incompatível com uma visão científica”; “Se sou ateu, só fico transtornado quando vejo a infiltração de grupos religiosos extremistas nas escolas, querendo mudar o currículo, tratando a ciência em pé de igualdade com a Bíblia; se concordo que o extremismo religioso é um dos grandes males do mundo; se batalho contra a disseminação de crenças anticientíficas absurdas como o design inteligente e o criacionismo na mídia, por que, então, critico o ateísmo radical de Dawkins? Porque não acredito em extremismos e intolerância. É essa crença ignorante que deve ser combatida. É a hipocrisia usada sob a bandeira da fé que deve ser combatida, não a fé em si.

Gleiser reconhece o papel que a fé desempenhou e desempenha nos contextos socioculturais, históricos e de definição do ser humano, posicionando-se contra o radicalismo tanto religioso quanto antirreligioso. Em suas palavras: “Nós conhecemos o mundo por causa de nossos instrumentos… O problema é que toda máquina tem uma precisão limitada. É impossível criar uma teoria final porque nunca vamos saber tudo. Temos de aprender a ser humildes com relação a nosso conhecimento de mundo, que sempre será limitado.

No seu livro, Gleiser reproduz a metáfora por ele construída no seu livro A Ilha do Conhecimento: os limites da ciência e a busca por sentido, Rio de Janeiro, Record, 2014: “Considere que o conhecimento que acumulamos através dos séculos forme uma ilha. À medida que aprendemos mais sobre o mundo, a ilha cresce. Como toda boa ilha, essa também é cercada por um oceano, no caso, o oceano do desconhecido. Entretanto – e aqui vem a surpresa -, quando a ilha cresce, cresce também o perímetro que a separa do desconhecido. Com isso, ao aprendermos mais sobre o mundo, acabamos de criar mais ignorância: as novas perguntas que podemos fazer que, antes, não podiam ser antecipadas. Ou seja, o conhecimento gera novos desconhecimentos.

A honestidade intelectual do Gleiser sensibiliza todos aqueles que possuem um mínimo de bom senso: “Nada melhor para um jovem com aspiração de ser cientista do que ser forçado a entender de cara que devemos confiar na razão como guia, mas não exclusivamente. O Universo é racional, mas sendo uma ‘estrutura magnífica que podemos compreender apenas imperfeitamente’, nosso pensamento não pode abrangê-lo em sua totalidade.” E declara, sem titubeios: “No Brasil, o kardecismo – a doutrina espírita baseada na obra de Allan Kardec – conta com milhões de adeptos. Tenho vários amigos cientistas que se proclamam espíritas sem ver qualquer conflito entre sua ciência e sua crença no mundo do além.

Confesso que relerei o livro brevemente. Para rabiscá-lo ainda mais, admirando a beleza intelectual de um cientistas brasileiro amplamente desfrescurizado, que não se imagina o ó-do-borogodó, mas que confessa ser um desafio enfrentar, sem destemor nem corporativismos, o grande vão espiritual da contemporaneidade, onde inúmeros ainda não perceberam, sempre proclamando que “o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos”, embora o triângulo nunca tenha sido retângulo.

PS. A dedicatória do livro já sensibiliza de saída para a leitura: “Para a truta que não pequei e a equação que não resolvi.


Fernando Antônio Gonçalves - Sempre a Matutar segunda, 13 de fevereiro de 2017

UM ENSAIO NOCAUTEADOR

Raras vezes um livro me provocou tanta vergonha como o que acabo de ler, muito embora ampliando ainda mais a minha solidariedade para com os despossuídos: A Fome, de Martín Caparrós, Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2016, 714 p. Um ensaio que impressiona, incomoda, fascina e desacomoda todos aqueles que ainda são possuidores de “duas mãos e o sentimento do mundo”, como bem proclamou um amado talento poético brasileiro chamado Carlos Drummond de Andrade.

 

 

O autor, argentino nascido em 1957, graduou-se em História pela Universidade de Paris e percorreu meio mundo – Bangladesh, Niger, Quênia, Sudão, Madagascar, Argentina, Estados Unidos e Espanha – entrevistando pessoas que, por diferentes motivos – secas, miséria, guerras, marginalizações as mais diferenciadas – sofreram estupidificantes privações alimentares.

Numa das orelhas, a primeira, uma definição do livro: “A Fome é um livro construído a partir de histórias dos que trabalham em condições bastante precárias para mitigá-la e daqueles que usam o alimento como meio de especulação financeira. A Fome tenta, sobretudo, destrinchar os mecanismos que impedem quase um bilhão de pessoas de suprir sua necessidade de alimentação.” E explicita alguns questionamentos que estão a merecer um vigoroso repensar civilizatório de todos nós: “Seria a fome um produto inevitável de nossa ordem mundial? Fruto da preguiça e do atraso? Um negócio de poucos? Um problema prestes a ser solucionado? O fracasso de uma civilização?” E arremata: “Este é um livro incômodo e apaixonado, uma crônica que faz pensar, um ensaio que relata e um panfleto que denuncia a pressão de uma vergonha incessante e que busca formas de acabar com esse mal.”

Ao iniciar a leitura do livro-bofetada do Caparrós, lembrei-me da Geografia da Fome, do pernambucano Josué de Castro, e de um poema de Manuel Bandeira, outro pernambucano ilustre, intitulado O Bicho, que dizia: Vi ontem um bicho / Na imundície do pátio / Catando comida entre os detritos. / Quando achava alguma coisa,/ Não examinava nem cheirava:/ Engolia com voracidade./ O bicho não era um cão, / Não era um gato,/ Não era um rato./ O bicho, meu Deus, era um homem! Nunca esquecendo um outro pernambucano muito arretado chamado João Cabral de Mello Neto, autor no inesquecível Vida e Morte Severina, que muito sensibiliza quantas vezes seja apresentado.

Para Caparrós, a imagem da fome mais antiga registrada em sua mente é a de um menino com a barriga inchada e as pernas magrinhas de uma região chamada Biafra, quando ele ouviu pela vez primeira a versão mais brutal da palavra fome: hambruna, que não tem correspondência em língua portuguesa, a significar fome generalizada. Um fenômeno que é escândalo do nosso século, “a destruição, a cada ano, de dezenas de milhões de homens, de mulheres e de crianças pela fome, onde de cinco em cinco segundos, uma criança de menos de 10 anos morre de fome em um planeta que é repleto de riquezas. Em seu estado atual, de fato, a agricultura mundial poderia alimentar sem problemas 12 bilhões de seres humanos, quase duas vezes a população atual. Uma criança que morre de fome é uma criança assassinada, escreve Jean Ziegler, ex-relator especial das Nações Unidas para o Direito à Alimentação.” E indaga repleto de indignação: “Como, porcaria, conseguimos viver sabendo que essas coisas acontecem?”

Uma descrição feita por Caparrós, logo no primeiro capítulo, atordoa, sem resvalar para pieguices, tampouco fazendo uso lacrimoso da dor alheia: “Quando um corpo come menos do que precisa, começa a comer suas reservas de açúcar; depois, as de gordura. Cada vez se movimenta menos: fica letárgico. Perde peso e perde defesas; seu sistema imunológico se debilita, por momentos. É atacado por vírus que provocam diarreias que o vão esvaziando. Parasitas que o corpo não sabe mais rejeitar instalam-se em sua boca, causam imensas dores; infecções bronquiais dificultam a respiração e doem muito. Por fim, começa a perder sua pouca massa muscular: não consegue ficar mais ficar de pé e depois perde a capacidade de se movimentar; dói. Se acocora, fica enrugado, sua pele enfraquece, fica quebradiça; dói. Chora devagar; quieto, espera acabar.”

Segundo pesquisas por nós feitas, “as últimas décadas foram de grande evolução no combate à fome em escala global. Nos últimos 25 anos, 7,7% da população mundial superou o problema, o que representa 216 milhões de pessoas. É como se mais que toda a população brasileira saísse da subnutrição em menos de três décadas. Contudo, 10,8% do mundo ainda vive sem acesso a uma dieta que forneça o mínimo de calorias e nutrientes necessários para uma vida saudável, e 21 mil pessoas morrem diariamente por fome ou problemas derivados dela.”

Nos países subdesenvolvidos, uma em cada sete crianças morre antes de completar 5 anos; nos países desenvolvidos, morre uma em cada 150. Mas as mortes das crianças não aparecem nos meios de comunicação. Nem poderiam: a cegueira moral e a perda da sensibilidade social na modernidade muito contribuem para distanciar tais tragédias cotidianas das consciências humanas.

Um ensaio incomodativo, as informações reveladas por Martín Caparrós, um argentino nascido em 1957, em Buenos Aires, autor de mais de 30 livros, também detentor de vários prêmios internacionais, inclusive o conferido pelo Rei da Espanha. Também tradutor de Voltaire e Shakespeare.

Vale a pena ampliar nossa solidariedade social, apesar de todas as nossas dificuldades.

PS. Sinto asco do tecnocratês, uma barreira cretinamente edificada para evitar a generalização do conhecimento. Atualmente, fome é “insegurança alimentar”. Segundo Caparrós, “um dos eufemismos mais tristes de uma época de eufemismos tristes.


Fernando Antônio Gonçalves - Sempre a Matutar segunda, 06 de fevereiro de 2017

LEITURAS MEMORÁVEIS

Uma amiga muito querida, a Káthya, tem no marido e no neto dois admiradores ferrenhos de histórias de guerra, principalmente da Segunda Guerra Mundial. E certamente dois livros, um editado no Brasil em 2015 e o outro divulgado ano passado, provocarão neles horas de leitura prazerosa, favorecendo a ampliação do conhecimento sobre as atividades desenvolvidas pelas principais lideranças envolvidas no conflito que derrotou o regime assassino de Adolf Hitler, dando início a uma  nova etapa de difinição dos rumos do mundo, numa corrida gigantesca iniciada pela Guerra Fria.


 

O primeiro livro intitula-se Seis Meses em 1945 – Roosevelt, Stálin, Churchill e Truman: da Segunda Guerra à Guerra Fria, Michael Dobbs, São Paulo, Companhia das Letras, 2015, 494 p. Um relato que ratificaria uma previsão feita por Alexis de Tocqueville, mais de um século antes: “Seus pontos de partida são diferentes, assim como seus percursos não são os mesmos; contudo, cada um deles parece destinado pela vontade dos céus a conduzir o destino de metade do globo.”

O livro do Dobbs se desenrola na seguinte cronologia, tudo acontecendo de fevereiro a agosto de 1945: 4/02 – Início da Conferência de Yalta, que vai até 11 de fevereiro; 13 a 15/2 – Bombardeio de Dresden; 27/2 – Vyshinsky organiza golpe comunista na Romênia; 7/3 – Exército americano cruza o Reno em Remagen; 12/4 – Roosevelt morre, sendo sucedido por Truman; 23/4 – Truman adverte Molotov para cumprir promessas sobre a Polônia; 25/4 – Conferência de fundaão das Nações Unidas, americanos e russos encontram-se no Elba; 10/4 – Suicídio de Hitler; 2/05 – Berlim cai diante do Exército Vermelho; 8/5 – Rendição da Alemanha; 26/5 – Emissários de Truman reúnem-se com Churchill e Stálin; 1º/6 – Truman decide usar a bomba atômica contra o Japão; 18/6 – Líderes da oposição polonesa vão a julgamento em Moscou; 24/6 – Parada da vitória em Moscou; 4/7 – Tropas americanas ocupam Berlim Ocidental; 16/7 – Abertura da Conferência de Postdam, que se estende até 2/8; primeiro teste atômico; 26/6 – Renúncia de Churchill; 6/8 – Lançamento da bomba atômica em Hiroshima.

Depois da bomba atômica lançada contra Hiroshima, os primeiros sinais da Guerra Fria surgiram, cujo término aconteceu com a queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989. As versões existentes sobre a Guerra Fria apontam sempre para a ação de um líder responsável, muito embora seus primeiros sinais tenham surgido nos seis meses entre fevereiro e agosto de 1945. Aguarda-se uma nova etapa com o alucinado Donald Trump.

O segundo livro foi editado no Brasil em outubro do ano passado. Relata o período histórico que teve inicio em 1914 e que se estende até 1949, considerado um tempo sem precedente na história da humanidade. Envolvendo pesquisa original e prosa muito envolvente, o livro se intitula De volta do inferno: Europa, 1914-1949, Companhia das Letras, 2016, 574 p., sendo seu autor Ian Kershaw, também responsável pela monumental biografia de Adolf Hitler, editado pela mesma editora, em 2010. No prefácio, Kershaw assim define o seu último trabalho: “Este é o primeiro de dois volumes sobre a história da Europa, de 1914 aos nossos dias. De certa forma, é a obra mais difícil que já escrevi. Cada um de meus livros foi, em certo sentido, uma tentativa de chegar a uma melhor compreensão de um problema do passado. … Pensei em encerrar este primeiro volume em 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial. Todavia, apesar de as hostilidades formais na Europa terem acabado em maio daquele ano (prosseguindo até agosto contra o Japão), o rumo funesto dos anos 1945-9 foi determinado de forma tão clara pela guerra e pelas reações a ela que considerei justificado me estender para além do momento em que a paz voltou oficialmente ao continente. … Este volume trata apenas da primeira metade de um século extraordinário e dramático. Uma era em que a Europa travou duas guerras mundiais, ameaçou os alicerces da própria civilização e parecia temerariamente se autodestruir.”

O autor retrata seu texto em quatro grandes eixos: 1. A ascensão do nacionalismo étnico, que favoreceu o fim dos impérios Austro-Húngaro, Otomano e russo; 2. As demanda por revisão das fronteiras territoriais entre França e Alemanha, no Leste Europeu, na Europa Central e em todos os Balcãs; 3. O conflito de classes, à medida que os trabalhadores e o incipiente movimento socialista se insurgiam contra os patrões e a aristocracia, sobretudo a partir da Revolução Bolchevique de 1917; 4. A crise do capitalismo, que atingiu a Europa em cheio no início dos anos 1930 e ajudou a preparar o terreno para o nazismo.

O britânico Ian Kershaw, um nascido em 1943, hoje professor aposentado da Universidade de Sheffield, traça um panorâmico retrato desse período histórico com humanidade, estilo e originalidade, aqui e ali acrescidos de uma pitada de bom humor inglês.

Dois textos que muito encantarão os que buscam inteirar-se melhor de um passado histórico que ainda hoje respinga fortemente no desenvolvimento dos quatro recantos do planeta.


Fernando Antônio Gonçalves - Sempre a Matutar quarta, 01 de fevereiro de 2017

UM CARDEAL DESASSOMBRADO



Quando do conclave que elegeu Bento XVI, torci abertamente por um seu concorrente, o cardeal Carlo Maria Martini (1927-2012), ex-arcebispo de Milão e líder da corrente modernista defensora do chamado “espírito do Concílio Vaticano II”. Temia-se que uma noite tenebrosa continuasse a cair sobre a Igreja Católica depois do Concílio Vaticano II, o que de fato aconteceu, apesar da estupenda cultura do eleito, ex-prefeito da Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé, Santa Inquisição na terminologia antiga, quando da sua lavra emergiu o silêncio obsequioso imposto ao então franciscano Leonardo Boff, por seu livro Igreja, Carisma e Poder, uma leitura que muito me entusiasmou, após leitura de Jesus Cristo Libertador, à época no Mestrado em Educação da PUC-Rio de Janeiro, 1973. A Santa Inquisição foi instituída, em 1542, pelo papa Paulo II, sendo composta de seis cardeais, se constituindo na mais antiga das nove atuais congregações vaticanas.

 

 

Em 2007, o cardeal Martini, juntamente com o padre Georg Sporschill, responsável por um estupendo trabalho social com meninos de rua na Romênia e na Moldávia, elaboraram o livro Diálogos noturnos em Jerusalém: sobre o risco da fé, editado no Brasil, em 2008, pela editora Paulus, com prefácio do próprio cardeal. E no diálogo com os jovens, perceberam que “onde há conflitos, arde o fogo, o Espírito de Deus está agindo.”

Na suas primeiras linhas, o padre Sportschill, também jesuíta, postula uma Igreja que ouse e que possua cada vez mais credibilidade, com coragem e abertura, na certeza de que “você aprende mais a crer quando ajuda outros a aproximar-se da fé.” E vai bem mais longe: “Experimentar Deus é a coisa mais fácil e ao mesmo tempo a mais importante na vida. Posso experimentá-lo na natureza, na palavra da Bíblia e de muitos outros modos. É a arte da atenção que se deve aprender do mesmo modo como se aprende a arte do amor ou a arte de se ser bom no trabalho.”

Num livro de pouco mais de 150 páginas, sintetizei algumas reflexões do cardeal feitas para atender às perguntas de muitos jovens. Abaixo, algumas das respostas dadas aos jovens por quem muito contribuiu para a melhoria das relações da Igreja, encarapitada muitas vezes em pedestais de pés carcomidos, com uma Europa que está a necessitar de mais harmonia entre suas diversas comunidades e etnias.

“Se olho o mal no mundo, perco o fôlego. Entendo as pessoas que chegam à conclusão de que não há Deus. Só quando contemplamos o mundo – tal como ele é – com os olhos da fé, podemos mudar alguma coisa. A fé desperta o amor, esse nos leva ao engajamento a favor de outros. Da dedicação nasce a esperança – apesar do sofrimento.”

“Deus deu ao homem a liberdade. Ele não quer robôs, não quer escravos, Ele quer interlocutores livres. Interlocutores livres respondem a oferta dizendo sim ou não, eles amam ou não amam, não são forçados.”

“Temos que tomar cuidado de empregar a riqueza como um instrumento para nossa felicidade e para promover maior justiça, de forma que ela não se transforme num peso.”

“Muita desgraça é produzida pelo homem. Isso nos obriga a pensar politicamente e a lutar por justiça, a lutar por um lugar para as crianças, para os idosos, para os enfermos, e a lutar contra a fome e a AIDS. De quais restrições e renúncias sou capaz para que alguma coisa mude?”

”A felicidade existe para ser partilhada. Felicidade não é algo que venha ao encontro da gente ou algo pelo qual tenhamos que esperar. Temos que procurá-la.”
“Numa situação difícil, ou diante de uma grande tarefa, ganha força aquela oração que um dia aprendemos de forma natural, sem pensar nela.”

“Se passo todo meu tempo olhando televisão ou diante do computador, então os ‘músculos’ do amor, da imaginação e do relacionamento com Deus se atrofiam. Estou convencido que temos que nos exercitar: orações, exercícios espirituais, conversações e compromissos sociais. Quem o faz, se aproxima de Deus, sente com mais força que está se tornando interlocutor de Deus.”

Uma das afirmações mais corajosas do cardeal Martini, ela a pronunciou em Jerusalém, numa das suas caminhadas noturnas, quando o notável religioso liderava uma ala da Igreja que desejava desempoeirar os recantos de uma instituição que necessita ir ao encontro dos mais desassistidos do planeta, onde, segundo ele, quando ocorrem os conflitos, são sinais da ação de Deus: “Passos no caminho de Deus podem significar também conhecer outras religiões, aprender uma língua estrangeira, para que a compreensão e a paz se estendam cada vez mais.”

Certa feita, o cardeal Martini ouviu de uma senhora abastada que trabalhava voluntariamente num campo de refugiados: “A miséria que a TV mostra todos os dias é deprimente. Agora, me defronto com ela, e meu serviço me dá uma alegria que não tinha ficando em casa. Descubro que muitos refugiados são mais criativos e têm mais espírito de humor, são mais religiosos e melhores amigos que muitos dos meus velhos conhecidos”.

Eis, acima, uma das razões pelas quais sou voluntário do Centro Espírita Irmã Gertrudes, no Recife, assimilando cada vez mais as linhas mestras da doutrina kardecista. E me tornando mais solidariamente humano, a cada amanhecer.


Fernando Antônio Gonçalves - Sempre a Matutar terça, 31 de janeiro de 2017

RELATO DE UMA DESINTEGRAÇÃO

Quando o alemão Joseph Goebbels, em 23 de julho de 1944, pronunciou a frase “Hitler precisa de uma bomba debaixo do rabo para usar a razão”, prenunciava o início da derrocada do III Reich, finalmente capitulado em maio do ano seguinte.

Para quem deseja saber mais sobre como tudo aconteceu, uma impressionante pesquisa foi efetivada por Ian Kershaw, editada em 2015, no Brasil, pela Companhia das Letras, sob título O Fim do Terceiro Reich: A destruição da Alemanhe de Hitler, 1944-1945. Que traz na contracapa o seguinte comentário do historiador Mark Mazower, professor da Universidade de Colúmbia, Nova York, e analista de assuntos internacionais do Financial Times: “O Fim do Terceiro Reich tem por tema um dos maiores enigmas históricos do século XX. Como explicar a extraordinária coesão da sociedade alemã até o último minuto? Como entender a ausência de revolta, a pusilanimidade, as taxas relativamente baixas de deserção entre as Forças Armadas e o controle tenaz e renitente do Estado pelo Partido Nazista à custa da vida de pessoas comuns?

 

 

O livro foi elaborado com base em amplos levantamentos e consultas múltiplas a fontes inéditas, onde Kershaw, também autor de Hitler, Companhia das Letras, 2010, a biografia clássica do tirano nazista, deixa bem claro o que o livro não retrata: “Não é uma história militar, portanto não descrevo em detalhes o que ocorreu no campo de batalha, limitando-se apenas a fornecer uma visão panorâmica dos acontecimentos nos vários fronts, como pano de fundo para as questões que toma como centrais. Tampouco tento aqui apresentar uma história do planejamento das forças aliadas, ou das fases de sua conquista. Na verdade, o livro examina a guerra sempre pelos olhos alemães, na tentativa de compreender melhor como e por que o regime nazista conseguiu sobreviver por tanto tempo. Por fim, não abordo a importante questão de continuidade além da capitulação e no período de ocupação, nem o comportamento da população alemã quando algum território foi ocupado antes do fim da guerra”.

Na Introdução, Kershaw relata os acontecimentos ocorridos em 18 de abril de 1945, quando tropas aliadas estão às portas de Ansbach, capital administrativa da Francônia Central, onde a resistência do fanático comandante militar da cidade, Ernst Meyer, um coronel da Luftwaffe e com doutorado em física, provocou num estudante de teologia de dezenove anos, Robert Limpert, um tido como incapaz para o serviço militar, a bravura de distribuir folhetos implorando a rendição de Ansbach, para conservar sua arquitetura em estilo barroco. Inutilmente, ele tenta cortar os fios telefônicos do comando militar, sem saber que ele já tinha sido transferido para outra área. Sua prisão e morte por enforcamento ocorreu poucas horas antes da chegada dos americanos, o “corajoso” comandante tendo fugido às pressas da cidade numa bicicleta.

Na Conclusão – Anatomia da autodestruição -, Kershaw revela a disposição fanática dos principais líderes nazistas na compulsão de se encaminhar para uma destruição total, jamais se entregando às forças militares vitoriosas, quando a “rendição incondicional” exigida desfavorecia e muito as loucuras hitleristas de lutar até o fim, até a destruição total de tudo. Para Hitler, “uma destruição total, mas com heroísmo”, era infinitamente preferível ao que ele considerava a saída covarde da capitulação, sendo o suicídio dele o ponto terminal de uma liderança que não mais teria chance de ressurgir, se permanecesse vivo após Nuremberg.

As considerações finais do autor são convincentes: “Entre as razões pelas quais a Alemanha teve capacidade e disposição para lutar até o fim, essas estruturas de poder e as mentalidades subjacentes constituem as mais importantes. Todos os demais fatores – o prolongado apoio popular a Hitler, o cruel aparato de terror, o domínio ampliado do Partido Nazista, os papéis preponderantes do quarteto Bormann-Goebbels-Himmler-Speer, a integração negativa causada pelo receio da ocupação bolchevique e a disposição continuada por parte dos servidores civis do alto escalão e dos lideres militares de prosseguir cumprindo seu dever quando tudo estava perdido -, tudo isso, em última análise, subordinava-se à maneira como o carismático regime do Führer estava estruturado e ao modo como funcionou os seus momentos finais. … As elites dominantes não tinham a disposição coletiva nem os mecanismos de poder capazes de impedir que Hitler arrastasse a Alemanha à destruição total”.

Um relato que esclarece com maestria a destruição de uma iniciativa assassina. Um texto que explica o funcionamento ininterrupto do regime até seus momentos finais, a partir de uma análise criteriosa das mentalidades alemãs em seus diferenciados níveis, dos que davam e dos que recebiam ordens. E como o regime nazista mostrou-se capaz de cometer terríveis atrocidades até seus derradeiros instantes, transformando a Alemanha num inacreditável matadouro. Muito embora, uma carta de alemã encontrada duas semanas após o término da guerra, nos escombros de Frankfurt revelasse: “Sempre me perguntaram se eu gostaria de deixar a Alemanha, e eu sempre faço esta pergunta a mim mesma. Gostaria de tomar parte na reconstrução, embora isso de forma alguma significa que meu ódio contra os responsáveis se abrandou. Pelo contrário, eu gostaria até de ajudar a levar os criminosos para a forca.

Por estas bandas, sejamos cada vez mais brasileiros, abjurando pelo voto consciente os políticos corruptos, também defenestrando os dirigentes incompetentes, os executivos que se aproveitam da miséria dos despossuídos, dos religiosos que iludem, dos fingidos e amacacados que apenas desejam levar vantagem em tudo, tal e qual um infeliz anúncio de cigarro que se imaginava rabo de foguete, enriquecendo poucos e deixando os rabos dos milhões de viciados, e seus pulmões, em petição de miséria.


Busca


Leitores on-line

Carregando

Arquivos


Colunistas e assuntos


Parceiros